Não deixe suas plantas perto das frutas! Veja essa e outras dicas para a primavera
A primavera é a época ideal para encher a casa de lindas flores! Confira alguns cuidados que vão fazê-las durarem mais tempo!

A primavera brasileira traz um aumento nas temperaturas, maior incidência de luz solar e umidade variável entre as regiões — condições que favorecem a floração de diversas espécies. Entre as mais populares na estação estão as orquídeas, margaridas, gérberas, lírios, rosas, violetas e begônias.
Pensando em quem gosta de decorar a casa com flores ou presentear nessa época, a Flowwow reuniu dicas de especialistas para garantir que as flores durem mais e permaneçam bonitas mesmo com as variações típicas da estação — além de alguns erros comuns que ao cuidar dos arranjos e vasos em casa.
Como fazer as flores durarem mais na primavera

1. Atenção à temperatura do ambiente
Apesar de a primavera ser mais amena que o verão, o calor pode acelerar o murchamento. Em geral, o ideal é manter os arranjos em locais bem ventilados, longe da luz solar direta e de correntes de ar muito quentes.
2. Troca da água com frequência
Para flores em vaso com água (como rosas, gérberas e lírios), o recomendado é trocar a água a cada 1 ou 2 dias. Aproveite para lavar o recipiente e cortar cerca de 1 cm da haste na diagonal ao colocá-las no vaso.

3. Ajuste da umidade em plantas de vaso
Espécies como violetas e begônias preferem solo levemente úmido, nunca encharcado. Pulverizar levemente as folhas — sem exageros — ajuda a manter a hidratação sem prejudicar a planta.
4. Use floreiras e substratos adequados
Para flores plantadas, o substrato deve permitir drenagem. Colocar pedras ou argila expandida no fundo do vaso evita o acúmulo de água, comum quando as regas são mais frequentes, como na primavera.
5. Evite exposição prolongada ao sol forte
Mesmo plantas que gostam de luz indireta podem sofrer com radiação intensa entre o fim da manhã e o início da tarde. Posicione em locais com claridade, mas protegidos.
Erros comuns ao decorar a casa com flores na primavera

Exagerar na água
Uma das confusões mais frequentes é achar que o calor exige mais água. As orquídeas, por exemplo, preferem secar entre uma rega e outra. Na primavera, a rega duas vezes por semana costuma ser suficiente.
Deixar flores cortadas perto de frutas
Frutas maduras liberam etileno, gás que acelera o envelhecimento das flores. É um erro comum que reduz drasticamente a durabilidade dos arranjos.
Colocar vasos próximos a janelas com sol direto
Mesmo plantas que gostam de luz sofrem com a incidência direta prolongada. Isso queima pétalas e folhas, além de ressecar o substrato rapidamente.

Pulverizar flores que não toleram umidade nas pétalas
Rosas e gérberas, por exemplo, podem desenvolver fungos se forem borrifadas. A hidratação deve acontecer apenas via caule ou solo.
Usar água gelada ou muito quente nos vasos
Temperaturas extremas podem estressar as flores e danificá-las, mesmo se os cuidados estiverem corretos. A água deve estar em temperatura ambiente.