Qual é a melhor hora para regar suas plantas?

Uma certa atenção é necessária no momento da rega para entender qual o melhor horário, frequência e jeito de nutrir as suas plantas

Por Redação Atualizado em 12 ago 2021, 23h06 - Publicado em 14 ago 2021, 19h00
Hozelock/Reprodução

As opiniões divergem quando o assunto é qual a melhor hora para regar as plantas. O consenso geral entre os especialistas é que o melhor é regá-las pela manhã, se possível.

À medida que a temperatura sobe e o sol sai, as plantas começam a transpirar e a perder água por evaporação. Em um banho matinal, é mais fácil que essa água desça até as raízes sem ser evaporada, evitando o ressecamento e enrugamento das folhas.

Los Muertos Crew/Pexels

O ideal, na verdade, seria regá-las mesmo antes do brunch e do nascer do sol, o que vai garantir muito tempo para que o vegetal absorva a água e evita a evaporação e o desperdício.

Sabemos que estamos no inverno, mas, no Brasil, mesmo esta estação pode apresentar temperaturas elevadas. Embora muitas plantas consigam suportar marcas de até 20° C antes de começarem a sofrer, o ideal é que você as regue na hora certa para ajudá-las a sobreviver e continuar a florescer.

Alternativas: fim de tarde e início da noite

 

Karolina Grabowska/Pexels

Se a rega matinal não se encaixa em sua agenda, o fim de tarde ou início da noite é a próxima melhor opção depois que o pico de calor do sol passa. Isso porque é normalmente mais fresco nessas horas do dia, permitindo que a água penetre no solo e o mantenha úmido por mais tempo. A regra também vale para hortas e vegetais.

Não demore tanto assim!

 

cottonbro/Pexels

Contudo, lembre-se que também não é uma boa ideia deixar para muito tarde, pois isso impede que as plantas sequem antes do anoitecer. Isso pode ser prejudicial porque incentiva a criação de fungos, incluindo bolor e mofo.

Além disso, a rega noturna pode criar uma atmosfera úmida ao redor das plantas, hortas e flores. Se a folhagem e a superfície do solo permanecerem molhadas à noite, isso também encoraja a aparição de lesmas e caracóis.

Ron Lach/Pexels

Precisamos considerar também o clima. Se for noite e estiver ventando, não há problema em regar neste horário, pois isso ajudará as plantas a terem tempo para secar.

Nos meses mais quentes do verão, vale regar duas vezes ao dia: uma de manhã e uma no fim da tarde. A segunda rega deve reabastecer as plantas e dar-lhes um impulso de hidratação após um dia particularmente quente.

Como regar corretamente?

 

Tima Miroshnichenko/Pexels

Leve a água até a parte da planta que mais precisa. Estamos falando das raízes, não das folhas. Pode ser tentador pulverizar as folhas, mas isso pode causar problemas de fungos. Regue a base da planta!

Irrigar com mais cuidado, mas com menos frequência, leva a água até às raízes, onde ela é mais necessária. Mas o solo não precisa estar realmente úmido o tempo todo, porque as raízes das plantas precisam de ar e água para crescer bem.

Continua após a publicidade

Veja também

“Regue de um ângulo mais baixo para permitir que mais água entre no solo e também para encorajar as plantas a desenvolverem raízes mais profundas, mantendo-as hidratadas de baixo para cima”, sugere Sarah Dixon do portal Hozelock ao Gardeningetc.

Com que frequência as plantas devem ser regadas?

 

Vitor Monthay/Unsplash

O conselho sobre qual é a melhor época para regar as plantas geralmente leva em consideração as condições climáticas. O ideal é sempre manter as plantas bem regadas se o tempo estiver muito seco. Mas como saber se suas plantas estão recebendo o suficiente?

Todas as plantas são diferentes e não existe uma regra para todas. As mudas em vasos podem precisar de rega várias vezes ao dia em temperaturas escaldantes, ao passo que um arbusto estabelecido em um local sombreado pode precisar de água apenas em caso de seca extrema.

Vadim Kaipov/Unsplash

Mas saiba que, no geral, as plantas não gostam de ficar molhadas o tempo todo. Então, mesmo no calor do verão, certifique-se de que elas sequem entre os períodos de manutenção de água.

Além disso, sempre considere do que são feitos os seus vasos e plantadores. Se forem de fibra de vidro ou plástico, provavelmente são porosos e, portanto, retêm bem a água. Com esses materiais, você deve verificar a planta primeiro para evitar o excesso de água, o que pode levar ao apodrecimento das raízes.

Em vez de uma base diária, opte por regá-las algumas vezes por semana. E, se você quer uma dica de economia, posicione um balde ou suporte abaixo dos vasos para coletar a água residual, que pode ser utilizada em outras áreas do jardim.

Devo regar as plantas se, na noite passada, houve chuva?

 

Reprodução/Getty Images

Você pode pensar que tem um dia de folga do serviço de rega se houver chovido, mas infelizmente nem sempre é o caso. Na verdade, a melhor época para regar é depois da chuva, quando o solo está amolecido e mais receptivo a um bom enxágue da mangueira.

Nas férias…

Se você for sair de férias, certifique-se que aguou bem as suas plantinhas com uma boa, garantindo uma boa quantidade de água na base.

Procure também mover os vasos para locais mais sombreados e adicionar pires para reter a água nas raízes. Vale também experimentar sistemas de irrigação automática ou o uso de cristais retentores de umidade.

Qual o melhor horário para regar plantas no inverno?

 

Ghislain & Marie David de Lossy/Getty Images

No frio, as plantas perdem menos água, então não precisam de rega tanto quanto durante os meses mais quentes. Busque ajustar o horário de manutenção de acordo com o clima. Mas, no geral, o ideal é regá-las no meio do dia.

Se você está plantando árvores com raízes nuas, novos arbustos ou plantas no outono, fique de olho neles. As raízes podem secar mesmo em climas mais frios e ainda assim causar danos à planta.

*Via Gardeningetc

Continua após a publicidade

Publicidade