Ideias para reaproveitar garrafas de vidro no jardim

Bordas em canteiros ou caminho no jardim, há muitas maneiras de dar uma vida nova para garrafas velhas.

Por Redação Atualizado em 8 nov 2021, 19h51 - Publicado em 10 nov 2021, 13h00
Sanja Kostic/TreeHugger

Existem muitas maneiras econômicas e sustentáveis ​​de melhorar seu jardim. Frequentemente, elas giram em torno de projetos ecológicos e escolhas de plantas. E também envolvem trabalhar com a natureza em vez de combatê-la e escolher métodos de jardinagem que permitam que você cuide das pessoas e do planeta.

Sanja Kostic/TreeHugger

Mas, além de pensar em métodos e plantas, também podemos garantir que nossos jardins sejam o mais sustentável ​​possível ao considerar os elementos que possuímos em casa. Fazer uso de materiais naturais e recuperados é uma maneira maravilhosa de criar um jardim bonito e sustentável sem custar o planeta. E se você concorda, vai adorar essas ideias de como reaproveitar garrafas de vidro no jardim!

1. Delimitando seu jardim

 

Sanja Kostic/TreeHugger

A primeira ideia é usar as garrafas para criar bordas no seu canteiro. Com o pescoço para baixo também podem ser enchidas com água e ter furos nas tampas. Assim, elas adicionam massa térmica para manter as temperaturas estáveis ​​em uma área de cultivo e podem liberar água lentamente para as plantas, da mesma forma que os globos de rega comprados para esta função.

2. Caminhos

 

Sanja Kostic/TreeHugger
Continua após a publicidade

Outra ideia interessante envolve embutir garrafas de vidro no chão, com as bases para cima, para criar caminhos únicos pelo seu jardim. O plantio de plantas de cobertura do solo, como tomilho rasteiro, por exemplo, entre as garrafas pode suprimir as ervas daninhas e criar um efeito impressionante.

Veja também

3. Estufa

 

Sanja Kostic/TreeHugger

Elas também podem ser incorporadas em estruturas de jardim de construção ecológica. Por exemplo, garrafas de vidro podem ser construídas na face norte, estrutura de massa térmica de uma estufa. Ou até mesmo ser usado como uma alternativa ao envidraçamento de estufas em certas áreas.

4. Vasos

 

Sanja Kostic/TreeHugger

Mesmo garrafas individuais podem ser úteis em um jardim – você não precisa necessariamente ter muitas delas para usá-las em seu jardim. Algumas garrafas de vidro podem ser usadas como estruturas verticais em prateleiras DIY.

*Via Treehugger

Continua após a publicidade

Publicidade