Flor-do-papai: você sabe qual é essa flor especial de Dia dos Pais?
Flores e plantas vêm se tornando presentes populares no Dia dos Pais! Confira qual espécie é o símbolo da data:

O Dia dos Pais tem uma flor simbólica: os kalanchoês conhecidos no setor como “Flor-do-papai”. Pequenas, coloridas, resistentes e de fácil cultivo, essas flores tropicais são originárias de Madagascar, na África, pertencem à família das suculentas e se destacam pela durabilidade e baixa exigência de manutenção.
O apelido surgiu entre produtores e comerciantes como uma forma carinhosa de promover a flor no mês de agosto, quando sua florescência é maior, e acabou pegando. Hoje, já é comum encontrá-la em embalagens temáticas e kits especiais voltados para o Dia dos Pais.

As baixas temperaturas podem atrapalhar as vendas dos kalanchôes e das calandivas – versão da planta com flores dobradas . De acordo com os produtores, o frio retarda a abertura das flores e os vasos devem chegar ao mercado para as vendas do Dia dos Pais com as flores ainda fechadas.

“Esperamos que o tempo esquente para que as flores estejam mais abertas até a data. O frio que tivemos nas últimas semanas já retardou em 15 dias a abertura das flores. Isso significa que os vasos deverão estar carregados de botões, mas as flores só deverão abrir após a data. Isso atrapalha as vendas pois é justamente o colorido das pequenas florezinhas que mais atrai os consumidores”, explica Victor Schiavon Villa Nova, do Grupo Swart, produtor de kalanchôes em Holambra. Nem por isso o produtor está desanimado. Especificamente para o Dia dos Pais as vendas de kalanchôes aumentam em cerca de 30%.

Além das flores, o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – lembra que também que cresce o interesse dos homens pela jardinagem e paisagismo como hobby, tornando as plantas ornamentais excelentes opções para presentes. Entre as plantas, há grande interesse pelas folhagens expressivas, como ficus, ráfis e crótons.

O ítalo-brasileiro Renato Minópoli é um aficionado por plantas e flores. Receber flores e plantas é, para ele, sempre uma alegria. Basta observar o seu apartamento, em Campinas, onde cultiva diversas espécies e variedades, plantadas em vasos de vários tamanhos, para decorar a sala e a varanda, principalmente. Gosta mais de cuidar das folhagens pela perenidade das plantas – alocacias, zamioculcas, sansevierias, fícus, coração pendente, entre outras, mas a sua casa está sempre florida. Há vasos com lírios brancos, antúrios, rosas e muitos de kalanchôes – de várias cores. Também cultiva temperos, como cebolinha, manjericão, alecrim, hortelã e tomilho.

Como cuidar da Flor-do-papai
Para quem deseja ter a kalanchoe em casa, a paisagista paisagista Renata Guastelli recomenda locais iluminados, mas sem incidência de Sol direto. Em se tratando de rega, por ser uma suculenta, a flor não precisa de muita água. Basta regá-la uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno, checando sempre para ver se o solo está seco antes de molhar.