Espécies tropicais são destaques em projeto de paisagismo para casa em São Paulo
Projeto do paisagista Luciano Zanardo valoriza as áreas externas com soluções inteligentes e conexão total com o interior dos ambientes

Assinado pelo paisagista Luciano Zanardo, em parceria com a arquiteta Isabella Nalon, que realizou a arquitetura e os interiores, o projeto de paisagismo desta residência localizada no Jardim Guedala, em São Paulo, propõe uma ocupação ativa das áreas externas, com atenção à estética, à funcionalidade e ao bem-estar dos moradores e visitantes.
Ao todo, são cerca de 190 m² de área verde, incluindo o jardim de entrada, a área da piscina e o gramado, todos conectados de maneira fluida à arquitetura. O resultado é um convite à contemplação e ao uso constante de cada metro quadrado ao ar livre.
A experiência começa com um ‘jardim de boas-vindas’, tropical e exuberante, criado na entrada principal da casa e integrado à sala de jantar por meio de portas de correr de vidro, proporcionando uma transição leve e agradável entre interior e exterior.
Dispostas nas floreiras da escada de fulget, destacadas pela iluminação cênica proveniente dos balizadores e espetos de luz embutidos, espécies como Helicônias Bihai, Guaimbês e Costelas de Adão dão o tom da vegetação. Um brise ripado de alumínio, na cor marrom, protege a entrada, enquanto um pórtico marca o percurso.

Para completar a experiência sensorial, uma cascata com revestimento cerâmico 3D e base em fulget emite o som da água corrente, reforçando a sensação de acolhimento. Todo o sistema da cascata, incluindo bomba e filtro, foi discretamente escondido entre vasos, mantendo a harmonia visual do paisagismo.
O jardim principal, nos fundos da casa, concentra a área de lazer com piscina, deck, estar e espaço gourmet que se interligam à vegetação tropical com elegância e praticidade. Na composição, as espécies tropicais também são as estrelas e aparecem imponentes nas Palmeiras Fênix, seguidas pelas Helicônias Bihai e os Guaimbês. À frente da piscina, uma fileira de Íris com floração azul arremata a cena.

“Essas espécies não costumam derrubar folhas constantemente, uma das razões para serem escolhidas para a área da piscina, pois facilitam a limpeza do espaço e a manutenção do jardim, que é realizada duas vezes por mês”, explica o paisagista. Complementam o ambiente poltronas, fogo de chão, área de deck e um anexo com sala de ginástica e banheiro, com projeto da arquiteta Isabella Nalon.
