Plantas carnívoras: como plantar e cuidar em casa
Sua existência é uma adaptação especial às circunstâncias ambientais extremas
Plantas carnívoras são curiosas e seu comportamento distinto chama a atenção de qualquer um! “O cultivo de plantas carnívoras pode ser uma atividade fascinante, mas essas plantas têm necessidades específicas”, afirma a paisagista Rayra Lira, da J Lira Green Life. Confira o passo a passo para plantio e cuidado com plantas carnívoras:
Como plantar uma planta carnívora
- Escolha a planta certa: Existem muitas espécies de plantas carnívoras, como Dionaea muscipula (planta-das-moscas), Sarracenia (copo-de-planta), Drosera (sundews) e Nepenthes (cântaros). Pesquise as espécies e escolha uma que seja adequada para o seu clima e ambiente de cultivo.
- Solo: Use um substrato ácido e livre de nutrientes, como uma mistura de turfa e areia. Certifique-se de que o solo seja bem drenado. Existem substratos específicos para plantas carnívoras no mercado.
- Vaso: Plante a planta em um vaso raso, largo e com furos de drenagem, pois muitas plantas carnívoras têm raízes rasas. Os modelos de plástico, cerâmica ou vidro funcionam bem, mas é importante verificar se o vaso não é muito grande para o tamanho da planta.
Como cuidar de planta carnívora
Rega de planta carnívora
A paisagista recomenda manter o solo constantemente úmido. “Use água destilada, água da chuva ou água purificada para regar, pois as plantas carnívoras são sensíveis a minerais presentes na água da torneira”, completa.
Umidade
Além da rega, a umidade é importante para a maioria das plantas carnívoras. Rayra explica que é preciso colocar o vaso em uma bandeja com água ou usar um umidificador para aumentar a umidade ao redor da planta, especialmente se você vive em um clima seco.
Luz
“A maioria das plantas carnívoras precisa de muita luz solar direta. Coloque o vaso em um local onde ele receba pelo menos 6 horas de luz solar por dia”, afirma Rayra.
- Se você não pode fornecer luz solar suficiente, considere a utilização de luzes artificiais com espectro adequado.
Poda de planta carnívora
Remova quaisquer partes mortas ou folhas marrons para manter a planta saudável.
Inverno
“Algumas plantas carnívoras requerem um período de dormência no inverno, onde seu crescimento diminui. Durante esse período, reduza a rega e mantenha a planta em um local mais fresco”, coloca a paisagista.
Como adubar e alimentar planta carnívora
Adubação
Diferentemente da maioria das plantas, as plantas carnívoras não precisam de fertilizantes tradicionais, pois obtêm nutrientes dos insetos. Evite fertilizar, pois isso pode prejudicá-las.
Como alimentar minha planta carnívora
As plantas carnívoras capturam insetos para obter nutrientes adicionais. Elas podem pegar insetos por conta própria, mas se você quiser alimentá-las, ofereça insetos vivos pequenos, como moscas de frutas, ocasionalmente. Não force a alimentação, pois as plantas podem se alimentar sozinhas na maioria dos casos.
- Evite alimentá-las com alimentos não vivos, como carne crua, pois isso pode prejudicá-las.
Tipos populares de plantas carnívoras:
1. Dioneia
Esta planta carnívora tem armadilhas que funcionam como pequenas jaulas: quando os insetos estimulam os pelos do lado de dentro das folhas apanhadas, ela se fecha e o inseto fica preso.
2. Drosera
A drosera possui tentáculos com glândulas adesivas, aos quais os insetos aderem. Quando a presa é capturada, a respectiva folha rola lentamente e libera enzimas digestivas.
3. Nepenthes
Quando os insetos se aproximam da Nepenthes, eles caem em seu interior e não conseguem escalar a superfície interna escorregadia.