Como não matar suas plantas se você for viajar

Não deixe o bem-estar do seu cantinho verde fora do cronograma

Por Redação Atualizado em 26 dez 2021, 22h35 - Publicado em 27 dez 2021, 19h00
Melanie Rieders/Apartment Therapy

Com o final do ano se aproximando, a organização e os planos se resumem, na maioria das vezes, em fazer as malas, checar onde vai ficar e como chegar lá. Logo, é fácil esquecer do que precisa ser cuidado enquanto você está fora e isso inclui as plantas.

Nos períodos de verão, as mudas precisam de ainda mais cuidado, pois estão ativas e trabalhando na maioria do tempo. Pedir para um amigo ou colega de trabalho cuidar daquele ramo delicado previne qualquer susto, mas você também pode se preparar de algumas formas:

Regue-os generosamente antes de ir

 

Se for ficar fora de casa por uma ou duas semanas, você pode aguar bem os seus ramos antes de ir, mas certifique-se de deixar a água drenar para que a planta não se afogue. A banheira é um ótimo local para isso.

Já as férias com mais de duas semanas exigem um pouco mais de planejamento. Peça para um amigo ou colega de trabalho molhar seus vasos ou até mesmo permita que ele leve para a casa ou escritório.

Sandra Rojo/Apartment Therapy

Se isso não for possível, adicionar cobertura morta, pedras ou cascas de pinus ao substrato é uma maneira de preservar a umidade.

Você também pode cobrir sua muda com um saco plástico transparente após a rega, com algumas fendas para circulação de ar, para fazer uma estufa improvisada ou posicionar todas as espécies que possui juntas em um pequeno espaço – como o banheiro -, mas desde que haja uma janela.

Continua após a publicidade

Veja também

Cuidado com o excesso de luz do sol

 

Algumas espécies tropicais mais comuns podem começar a murchar depois de muitos dias sem luz direta do sol e os resultados depois de uma ou duas semanas podem ser difíceis.

Se você costuma posicioná-las no peitoril da janela, as traga cerca de 30 cm para o centro da sala, assim elas recebem luz sem que o solo resseque. Essa mudança não é necessária no caso de suculentas, já que elas prosperam em condições semelhantes à seca.

Estabilize a temperatura da sua casa

 

As flutuações de temperatura de janelas abertas podem causar sérios danos às plantas domésticas que preferem condições estáveis. Afaste os ramos de correntes de ar para obter melhores resultados.

*Via Apartment Therapy

Continua após a publicidade

Publicidade