Veja como cultivar microverdes em casa. É muito fácil!
Os microverdes são brotos nutritivos de plantas consumidos após 7 e 21 dias de germinação
Você já ouviu falar do termo “microverdes”? Esses pequenos vegetais viraram tendência nos últimos tempos. Tratam-se de brotos que acabaram de nascer, mas ainda não chegaram ao estágio de baby leaf. Muito nutritivas e saborosas, elas são colhidas entre 7 e 21 dias de germinação.
Uma das grandes vantagens dos microverdes é que eles são de fácil manejo e podem ser cultivados em apartamentos com pouco espaço, sem problemas. Algumas marcas, como a Isla Sementes, disponibiliza sementes de microverdes de beterraba, coentro, couve, manjericão, mostarda, rabanete, repolho roxo, rúcula e salsa tudo que sua salada pode precisar.
Veja abaixo um passo a passo de como plantá-los.
Materiais
Para produzir microverdes, você precisa de:
– um recipiente com furos (pode ser um vaso, jardineira ou até mesmo aquelas bandejinhas de plástico se você fizer furinhos);
– um borrifador de água;
– substrato (pode ser húmus, fibra de coco ou aquele que você está habituado).
Sementes
Em comparação ao cultivo de legumes e vegetais normal, os microverdes precisam de mais sementes, já que cada semente germinada será consumida. A quantidade exata depende do tamanho do recipiente que você irá usar. Siga as instruções que vêm nos pacotes de sementes.
Semear
Coloque substrato no recipiente e espalhe as sementes por todo o espaço disponível. Certifique-se que elas estão distribuídas igualmente e não estão se sobrepondo. Não é necessário cobrí-las com mais substrato. Borrife água até que a área esteja úmida.
Cuidados
Com o borrifador, molhe seus microverdes diariamente, especialmente nos estágios iniciais. Eles devem ficar em um local com bastante iluminação natural, sem a obstrução de outros vasos. A germinação acontece entre 3 e 10 dias.
Colheita
Em média, você colhe os microverdes com altura entre 6 e 10 cm, dependendo da espécie. Segure-as delicadamente pelas folhas e corte-as com uma tesoura. Quanto mais rente ao substrato, melhor o aproveitamento. Infelizmente, depois de cortados, os microverdes não crescem de novo, você precisará semear novamente para começar um novo ciclo.