Casa Created with Sketch.

Veja como cultivar microverdes em casa. É muito fácil!

Os microverdes são brotos nutritivos de plantas consumidos após 7 e 21 dias de germinação

 (Reprodução/Casa.com.br)

Você já ouviu falar do termo “microverdes”? Esses pequenos vegetais viraram tendência nos últimos tempos. Tratam-se de brotos que acabaram de nascer, mas ainda não chegaram ao estágio de baby leaf. Muito nutritivas e saborosas, elas são colhidas entre 7 e 21 dias de germinação.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Uma das grandes vantagens dos microverdes é que eles são de fácil manejo e podem ser cultivados em apartamentos com pouco espaço, sem problemas. Algumas marcas, como a Isla Sementes, disponibiliza sementes de microverdes de beterraba, coentro, couve, manjericão, mostarda, rabanete, repolho roxo, rúcula e salsa tudo que sua salada pode precisar.

Veja abaixo um passo a passo de como plantá-los.

Materiais

 (Reprodução/Casa.com.br)

Para produzir microverdes, você precisa de:
– um recipiente com furos (pode ser um vaso, jardineira ou até mesmo aquelas bandejinhas de plástico se você fizer furinhos);
– um borrifador de água;
– substrato (pode ser húmus, fibra de coco ou aquele que você está habituado).

Sementes

 (Reprodução/Casa.com.br)

Em comparação ao cultivo de legumes e vegetais normal, os microverdes precisam de mais sementes, já que cada semente germinada será consumida. A quantidade exata depende do tamanho do recipiente que você irá usar. Siga as instruções que vêm nos pacotes de sementes.

Semear

 (Reprodução/Casa.com.br)

Coloque substrato no recipiente e espalhe as sementes por todo o espaço disponível. Certifique-se que elas estão distribuídas igualmente e não estão se sobrepondo. Não é necessário cobrí-las com mais substrato. Borrife água até que a área esteja úmida.

Cuidados

 (Reprodução/Casa.com.br)

Com o borrifador, molhe seus microverdes diariamente, especialmente nos estágios iniciais. Eles devem ficar em um local com bastante iluminação natural, sem a obstrução de outros vasos. A germinação acontece entre 3 e 10 dias.

Colheita

 (Reprodução/Casa.com.br)

Em média, você colhe os microverdes com altura entre 6 e 10 cm, dependendo da espécie. Segure-as delicadamente pelas folhas e corte-as com uma tesoura. Quanto mais rente ao substrato, melhor o aproveitamento. Infelizmente, depois de cortados, os microverdes não crescem de novo, você precisará semear novamente para começar um novo ciclo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s