Você vai se sentir flutuando nesta cadeira

Já pensou em trabalhar deitado em uma rede com suporte para o computador e até para um cafezinho?

Por Luiza Cesar Atualizado em 4 jan 2022, 11h55 - Publicado em 4 jan 2022, 19h00
Yurii Cegla/Designboom

Temos que concordar que sem a gravidade não sobreviveríamos, no entanto, o impacto dela no corpo humano pode causar uma ampla gama de cargas desconfortáveis. Buscando resolver esse problema e fornecer a experiência de ausência de peso a indivíduos em todo o mundo, o designer baseado em Kiev, Yurii Cegla, criou o ‘Lul’, uma cadeira ergonômica portátil elaborada para utilizar a posição dinâmica de gravidade zero.

Yurii foi influenciado pelos designers da NASA, que desenvolveram a fórmula da posição de gravidade zero para distribuir uniformemente as hiper-cargas no corpo do astronauta enquanto a espaçonave decola.

Yurii Cegla/Designboom

O fato é que a coluna de uma pessoa média recebe a mesma quantidade de pressão sentada em uma posição estática em uma cadeira normal. A única diferença entre o que o astronauta experimenta e a pessoa média é que a carga gravitacional é esticada por um período mais extenso para o terrestre.

Veja também

“Como resultado, ainda temos, com a idade, traumas de coluna, como osteocondrose e problemas de saúde, como hemorróidas, veias varicosas e muitos outros resultantes da estática prolongada ao sentar-se à mesa”, explica o designer.

Yurii Cegla/Designboom
Continua após a publicidade

A estrutura semelhante a uma rede do ‘Lul’ combinada com a estrutura de aço e a posição ergonômica semi-sentada permite que você se balance confortavelmente enquanto está utilizando a cadeira.

Desta forma, os usuários podem experimentar uma condição meditativa que lhes permite relaxar de forma rápida e eficiente, afetando positivamente todo o sistema nervoso. Esta nova posição ergonômica dinâmica e gravidade zero do ‘Lul’ ajuda os indivíduos a refrescar sua concentração, estimulando os músculos das costas e das pernas, e aumentando a circulação sanguínea.

Yurii Cegla/Designboom

Enquanto isso, em cadeiras convencionais, essas áreas tendem a adormecer e ficar rígidas devido à tensão muscular e ao aumento da carga na parte inferior das costas. Além de seu design ergonômico, a cadeira possui isolamento eficiente para mantê-lo aquecido quando está frio e ajudando a manter uma temperatura corporal confortável em dias quentes.

Yurii Cegla/Designboom

O designer também planeja introduzir um aquecedor elétrico para os dias frios de outono. Com ‘Lul’, todos experimentam um estado despreocupado, semelhante ao de um útero, com amor e calor, independentemente do ambiente ou de outras circunstâncias. Até mesmo um breve momento no assento pode ajudar a restaurar sua saúde mental. Quem não gostaria disso no dia a dia?

*Via Designboom

Continua após a publicidade

Publicidade