Casa Created with Sketch.

São anunciados os 3 melhores designs da Samsung Mobile Design Competition

O concurso, realizado em parceria com a Dezeen, buscava ideias que pudessem aprimorar os dispositivos Samsung Galaxy, como smartphones, tablets e relógios

 (Divulgação/Casa.com.br)

Os jurados da Samsung Mobile Design Competition, a competição de design de celulares da Samsung, revelaram suas escolhas para os três melhores acessórios.

A partir de uma lista de cinco participantes na categoria Next Mobile +, foram selecionados o Belt of Galaxy, de Alexander Rehn e Tobias Saller; o Fellas of Galaxy, de Ece e Cagatay Demirpençe e o Star of Galaxy, dos portugueses André Gouveia, Nuno Pires e João Pereira.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Esta categoria propunha aos participantes a imaginar novos acessórios que pudessem aprimorar os dispositivos Samsung Galaxy, como smartphones, tablets e relógios.

Os três finalistas viajaram para a Samsung Developer Conference, de 29 a 30 de outubro, em San Jose (EUA). Eles foram acompanhados pelos três principais finalistas na categoria Next Mobile Wallpaper Paradigm, que se concentrava em papéis de parede, e assistiram juntos a premiação.

Além da cerimônia de premiação, modelos de todas as 10 obras listadas estarão em exibição em San Jose.

 (Divulgação/Casa.com.br)

O júri, que incluía os designers Stefan Scholten e Paul Austin, executivos da divisão de TI e comunicações móveis da Samsung, e a editora geral de Dezeen, Amy Frearson, considerou todos os cinco projetos finalistas em uma sessão de julgamento ao vivo em Londres, ao fim de setembro.

Confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos finalistas na categoria Next Mobile +:

Fellas of Galaxy

 (Divulgação/Casa.com.br)

Os Fellas of Galaxy são companheiros interativos para as crianças, que transformam o tempo de carregamento do Galaxy Watch Active em um momento divertido.

“Sou mãe de uma criança de quatro anos. Todas as noites, durante o tempo de contar histórias, ela ficava dizendo ‘mamãe, sua história é chata e sem graça’ – isso me deu a ideia básica do Fellas of Galaxy. A inspiração para este design é reunir as crianças com o conteúdo certo. Fellas of Galaxy oferece aos pais a chance de criar uma biblioteca para seus filhos a partir de um conteúdo aprovado”, explica Ece Demirpençe.

Já que o dispositivo é voltado para as crianças, a designer buscou torná-los simples e claros. Além disso, eles vêm em uma forma abstrata de animal e têm poucos detalhes, com segurança para crianças brincarem, abraçarem ou dormirem. O design também enfatiza a tela do Galaxy Watch Active como uma boca, essencial para fazer alterações de gestos.

Operado pelo assistente de voz da Samsung, Bixby, o Fellas of Galaxy pode ser controlado apenas por voz, simplificando o uso da criança. Além disso, para obter uma abordagem mais segura para o público, sua bateria é reabastecida através de um sistema de carregamento sem fio.

Star of Galaxy

 (Divulgação/Casa.com.br)

O Star of Galaxy é um produto que reflete uma integração perfeita entre software e hardware, dando às pessoas liberdade criativa para se tornarem a estrela de sua experiência, segundo André Gouveia.

A inspiração por trás do aparelho surgiu de uma tendência bem conhecida: robótica colaborativa. “Nosso objetivo era criar um acessório que realmente agregasse valor aos dispositivos Galaxy e, além disso, trouxesse integração aos desenvolvimentos de software existentes da Samsung. Assim, projetamos um dispositivo que se torna um assistente pessoal real para o usuário por meio de robótica colaborativa e um cérebro chamado Bixby”, conta o designer.

O braço articulado permite rotação e inclinação total, além de capturar tudo usando as câmeras frontal e traseira dos dispositivos Galaxy. Essa capacidade de segui-lo em todas as direções, junto ao reconhecimento vocal da Star e à integração de software representam um salto no mercado.

Sobre o design, André conta: “Analisamos a linguagem visual da Samsung e tentamos projetar um dispositivo que pudesse corresponder ao portfólio da marca. As bordas suaves, o contraste entre cores e materiais, a aparência amigável, mas tecnológica – todos eles visam comunicar o posicionamento da Samsung. Queríamos evitar a aparência tecnológica da maioria dos produtos robóticos, visando um produto mais doméstico.”

Belt of Galaxy

 (Divulgação/Casa.com.br)

“O Belt of Galaxy é um produto que protege os dispositivos Galaxy segura e fácil de manusear. É um acessório que impede que seu telefone ou tablet caia”, diz Alexander Rehn.

As escolhas estéticas foram feitas de forma a manter tudo simples e não distrair o usuário do design do smartphone, o que resultou em um produto minimalista.

“Foi projetado para pessoas com fraqueza relacionada à idade ou que seguem um estilo de vida aventureiro, como ir a festivais, concertos, caminhadas, onde seu smartphone pode cair facilmente”, diz Rehn.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s