Mestre da estamparia, Gregorio Kramer morre aos 79 em São Paulo
O designer argentino havia sido recém-diagnosticado com leucemia
Nascido na Argentina e radicado no Brasil, há cerca de quatro décadas, o designer Gregorio Kramer faleceu ontem (23 de outubro) em São Paulo, aos 79 anos. A causa do óbito foi uma leucemia, diagnosticada recentemente.
Kramer foi um dos grandes nomes do design voltado à decoração. Ao lado de seu companheiro pessoal e profissional, Attilio Baschera, o mestre da estamparia fundou a Larmod Tecidos e a AGain, que encerrou as atividades em 2012. A dupla também já colaborou com marcas como a Donatelli Tecidos, Branco e Theodora Home.
Com passagem pela Inglaterra, França e África do Sul, Gregorio costumava inserir um pouco da cultura dos povos ao redor do mundo nas peças que desenvolvia com Attilio.
No Brasil, por exemplo, o designer encontrou inspiração para as conhecidas estampas de bananeiras e abacaxis. São estas mesmas emblemáticas padronagens que se repetem na casa de campo da pop-star Madonna, adquiridas por seu arquiteto David Collins numa vinda a São Paulo.
Kramer se mudou para a capital paulista em 1966 e conheceu Attilio no ano seguinte. Criaram a Larmod, firmaram uma carreira reconhecida por nomes atuantes da área e, em seguida, passaram 5 anos viajando pelo mundo e pesquisando sobre o universo da estamparia.
Em 2006, criaram a AGain, com propostas de produtos para toda a casa que recebia, geralmente, uma temática de brasilidades. Nos últimos tempos, os dois vinham dando palestras e talks sobre design. Além disso, desenvolviam coleções para marcas diversas.
Deixamos aqui nossa homenagem ao designer e condolências a familiares e amigos.