As 10 lojas mais diferentonas que você vai encontrar

Fazer compras nunca foi uma experiência tão descolada

Por Redação Atualizado em 15 Maio 2022, 23h04 - Publicado em 16 Maio 2022, 19h00
Loja com cor verde pastel predominante. Piso quadriculado em estilo retrô.
Alex Lysakowski/Dezeen

Uma boutique de moda feita de pelúcia rosa, uma loja de cosméticos que mais parece um escritório dos anos 1970 e uma loja de streetwear adornada com um lustre de tênis Nike são alguns dos interiores de varejo mais estranhos e maravilhosos que encontramos.

2021 viu uma tendência crescente de designs de lojas exagerados, desde espaços com esculturas e instalações surreais até aquelas disfarçadas de algo completamente diferente. A seguir confira 10 espaços de varejo incomuns recentemente cobertos pela equipe do Dezeen:

1. Balenciaga Mount Street, Londres, Reino Unido

Loja interiramente coberta de pelúcia rosa, com exceção do teto.
Balenciaga/Dezeen

A grife de moda Balenciaga cobriu temporariamente sua loja na rua Mount, em Londres, com uma pele falsa rosa brilhante e fofinha para celebrar sua bolsa Le Cagole e lançar uma coleção de acessórios e sapatos.

O visual maximalista pretende combinar com a identidade Le Cagole, que leva o nome da gíria francesa para uma “atitude exagerada”.

2. Bala SoHo, Nova Iorque, EUA, por Ringo Studio

Sala com paredes espelhadas.
Anna Morgowicz/Dezeen

O Ringo Studio, com sede no Brooklyn, projetou este espaço de varejo em Nova York para a marca fitness Bala como um “playground” em tons pastéis, contendo réplicas gigantes de seus produtos.

Estes incluem uma versão de 3,6 m do peso Bala Beam apoiado contra uma parede espelhada e um peso de tornozelo grande formando um assento de couro macio.

3. Superette Toronto, Canadá

Loja com cor verde pastel predominante. Piso quadriculado em estilo retrô.
Alex Lysakowski/Dezeen

A rede de lojas de maconha Superette baseia suas lojas em ambientes nostálgicos e, para este ponto de venda no bairro Annex de Toronto, sua equipe interna de design se inspirou em uma delicatessen italiana clássica.

As paredes verde-limão do dispensário de cannabis, os bancos vermelho-tomate e o piso quadriculado pretendiam criar um “espírito de convívio” em uma tentativa de atrair estudantes da área

4. Harmay Hangzhou, China, por AIM Architecture

Loja de maquiagem com bancadas que parecem mesas de um escritório dos anos 70. Cores predominantes em tons amarelos e laranjas.
Harmay/Dezeen

O estúdio de Xangai AIM Architecture transformou o segundo andar de um parque empresarial na cidade chinesa de Hangzhou em uma loja de cosméticos semelhante a um escritório da década de 1970, para Harmay.

Os perfumes e produtos de maquiagem da marca são exibidos em fileiras de mesas amarelas, em estantes falsas e em mesas de reuniões escondidas atrás de portas de “salas de reuniões” de vidro fosco.

5. Formoral Hangzhou, China, por Lialawlab

Interior com arquitetura em curvas.
Formoral/Dezeen

Esta loja de cuidados com a pele, também em Hangzhou, foi projetada para Formoral pelo estúdio de interiores Lialawlab com um tema retro-futurista – o futuro como imaginado no passado.

Continua após a publicidade

Com seu portal esférico, paleta de cores limitada e iluminação diferentona, o espaço foi comparado a um “planeta deserto” pela designer-chefe do Lialawlab, Liya Xing.

6. Dreams Atwater Village, Los Angeles, EUA, de Adi Goodrich

Loja com passagem em arco, no centro, uma escultura em forma de pedra azul.
Ye Rin Mok/Dezeen

O designer espacial e artista Adi Goodrich encheu a loja da Dreams, em Atwater Village, em Los Angeles, com detalhes surrealistas, como um telefone de lagosta que faz referência a uma obra de arte de Salvador Dalí.

Uma grande escultura de pedra azul Klein coberta com tinta antirreflexo é o ponto focal e aumenta a sensação de sonho no interior da loja de lifestyle.

7. Kith Paris, França, por Snarkitecture

Hall de entrada com teto em curva coberto por tênis Nike brancos.
Kith/Dezeen

O estúdio de design Snarkitecture , com sede em Nova York, criou uma loja para a marca americana de streetwear Kith dentro de uma mansão parisiense do século XIX.

Ele acrescentou duas instalações no teto feitas com moldes de tênis Nike brancos, uma revestindo o teto abobadado na entrada da loja e a outra disposta para replicar um lustre.

8. ToSummer Beijing, China, por FOG Architecture

Interior de loja todo em branco com arquitetura em curvas.
Inspace/Dezeen

Com paredes curvas, superfícies espelhadas e pedra falsa, esta loja em Pequim para a marca de aromaterapia ToSummer foi projetada para fazer alusão a uma caverna .

“Escolhemos não criar diretamente a aparência natural das cavernas, mas, em vez disso, apresentar os elementos característicos das texturas dos materiais para inspirar a experiência sensorial”, explicou o estúdio chinês FOG Architecture, que criou o espaço.

9. Forte Forte, USA, by Forte Forte

Loja com parede douradas.
Forte Forte/Dezeen

O diretor de arte da grife italiana Forte Forte, Robert Vattilana, projetou sua boutique em Los Angeles com base nos “volumes e linhas do modernismo californiano”.

A loja apresenta luminárias inspiradas nas obras de arte de James Turrell, um vestiário circular dourado e duas pedras gigantes tiradas do deserto de Palm Springs equilibradas uma sobre a outra na frente de cortinas de musselina.

10. Glossier Seattle, EUA

Loja com duas pedras grandes no centro.
Glossier/Dezeen

A marca de beleza Glossier é conhecida pelos interiores lúdicos em tons pastéis criados por sua equipe de design interna.

No centro desta loja em Seattle há uma escultura de uma grande pedra coberta de musgo e cogumelos coloridos, cercada por móveis rosa-claros contrastantes.

*Via Dezeen

Continua após a publicidade

Publicidade