Designers exploram novas maneiras de usar tecidos em móveis
A dinamarquesa Kvadrat convocou designers do mundo todo a serem criativos com os produtos da marca
Em resposta ao convite de Kvadrat para experimentar cores e formas e ilustrar o potencial dinâmico de seu material, muitos designers exploraram as propriedades macias do tecido com peças que sustentam o corpo em uma posição relaxada. Knit! (Tricotar!, em tradução livre) mostra o trabalho de 28 designers internacionais e inspira maneiras novas e surpreendentes de usar os tecidos de malha da empresa.
O designer Wataru Kumano, de Tóquio, construiu uma estrutura de madeira para segurar um assento acolchoado que segura o corpo como uma rede, enquanto a designer suíça Julie Richoz usou o tecido de forma semelhante para criar uma estrutura macia semelhante a uma tenda.
Os designers aprimoraram a qualidade tátil do estofamento com formas exageradas que comunicam conforto. A dupla Studio Truly Truly, de Roterdã, produziu um assento em formato de travesseiro que parece flutuar sobre uma base de vidro transparente. Ja a designer de Chicago, Ania Jaworska, também joga com o contraste, combinando cadeiras estruturais com seções protuberantes de estofamento.
Curiosamente, alguns designers se afastaram das expectativas e renderizaram o tecido de malha em formas rígidas e angulares. Ana Kraš, sediada em Nova York, criou cadeiras geométricas com ocultas sob uma estrutura de metal que corre ao longo da borda.
Enquanto isso, o designer holandês Bertjan Pot usou fita adesiva colorida que é derretida para se tornar uma só com o tecido para conseguir uma bainha marcante para seus cobertores.
Em um período de distanciamento social, os designers consideraram como os móveis podem funcionar como uma ferramenta para a união. O designer australiano Adam Goodrum desenvolveu poltronas arredondadas que se encaixam em um sofá em forma de S, onde as pessoas podem ficar juntas, sentadas separadas. E o estúdio Visibility de Nova York produziu uma estrutura de assentos circular que reimagina as mesas de jantar do Oriente Médio. Enquanto isso, a cadeira conceitual do Yinka Ilori Studio, com sede em Londres, tem encostos ajustáveis para apoiar quatro pessoas sentadas em várias direções.
A Kvadrat também lançou uma versão digital da exposição, com áudio-descrição feita pelos designers, que pode ser vista no site da marca.