Bem-estar: pandemia inspira criações úteis de design
A exposição Visions of the Future reúne projetos que facilitam e inspiram o dia a dia das pessoas
Por Larissa Faria
Atualizado em 5 jan 2021, 15h13 - Publicado em 5 jan 2021, 15h12
Os amuletos de cerâmica Ji Jian Wu, de Lin Qiuxia (Visions of the Future/Casa.com.br)
A pandemia está fazendo com que os designers tenham que exercitar ainda mais a criatividade para oferecer soluções úteis e inspiradoras. Em Singapura, o projeto Visions of the Future reúne sete criações deste tipo em parceria com o DesignSingapore Council.
As peças, que estão em exposição até o fim desta semana no National Design Centre, também podem ser vistas virtualmente.
Confira algumas delas abaixo:
1/7A reflexão sobre o isolamento social levou Poh Yun Ru a desenvolver a ferramenta Rewind, de estímulos cognitivos para pessoas com deficiências mentais. O dispositivo auxilia os usuários a associarem memórias a imagens e sons por meio de rastreamento de movimento. (Visions of the Future/Casa.com.br)
2/7Os amuletos Ji Jian Wu, feitos com cerâmica, foram desenvolvidos por Lin Qiuxia como símbolos modernos de esperança para quem os tem por perto. (Visions of the Future/Casa.com.br)
3/7O Pneumatics Touch é um tipo de tecido inflável e com alto nível de isolamento térmico. A designer Sheryl Teng, que desenvolveu o material, desenhou roupas, bolsas e divisórias de ambientes com ele.(Visions of the Future/Casa.com.br)
4/7Lavar as mãos tornou-se um hábito ainda mais essencial com a chegada da pandemia. E por que não manter esta rotina de higiene e cuidados com cosméticos naturais? Esta foi a ideia da designer Yingxuan Teo, que desenvolveu a Mass Production of Happiness para a fabricação de sabonete natural caseiro sem embalagens plásticas. (Visions of the Future/Casa.com.br)
5/7Outro designer que usou o sabão em suas criações foi Kevin Chiam. As crianças vão adorar lavar as mãos com os adesivos estampados Soap Stickers, que revelam as figuras conforme o uso. (Visions of the Future/Casa.com.br)
6/7Para diminuir o descarte de objetos quebrados, os designers Ng Luowei e Mervyn Chen criaram uma tinta emborrachada que pode ser usada, por exemplo, para cobrir furos e rasgos em tênis. (Visions of the Future/Casa.com.br)
7/7O tradicional jogo de chá chinês foi redesenhado por Jasmine Quek, que modernizou as peças para a realização dos rituais. (Visions of the Future/Casa.com.br)
Saiba logo no início da manhã as notícias mais importantes sobre a pandemia do coronavirus e seus desdobramentos. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter