Tons pastel e wall art marcam apartamento projetado à distância
Com a cliente morando em Londres, o Studio 92 Arquitetura planejou um apartamento de muita personalidade e estilo
Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 16h02 - Publicado em 1 jul 2019, 14h14
As arquitetas Debora Terra e Jessica Lucas Pereira, doStudio 92 Arquitetura, assumiram um desafio incomum ao assinarem o projeto deste apartamento na Lapa, em São Paulo. Seus proprietários, uma mãe e seu filho adolescente, residem em Londres e desejavam um lugar confortável para relaxar quando viessem ao Brasil, com a intenção de voltar a morar no país.
Dessa forma, toda a elaboração do escopo, criação e execução foram realizados à distância, com a aprovação remota da cliente.
De 93 m², o projeto imprime o perfil da cliente: jovem, descolada e cheia de identidade. A partir de um apartamento cru, entregue pela construtora, a premissa inicial do projeto foi a integração dos espaços.
Continua após a publicidade
Como todas as paredes eram estruturais, a integração se deu a partir da retirada da porta e da janela, que separavam a sala da varanda, fazendo com que o vão se tornasse uma moldura para o jardim vertical que foi instalado no plano de fundo.
Como a proprietária gosta de receber os amigos para matar a saudade, as arquitetas se preocuparam em manter os espaços livres, transformando o terraço e a sala em um único ambiente, confortável e prático, para receber.
Continua após a publicidade
Para as profissionais, o projeto tem vários pontos fortes, mas o que mais chama a atenção é a wall art assinada por Giuliano Martinuzzo, cujo trabalho a cliente conheceu em Londres.
“Todas as obras de arte deste projeto foram escolhidas com extremo cuidado e carinho”, contam as arquitetas. “Outra obra marcante na sala é o pôster do artista Bansky, que chama atenção por sua paleta de cores pontuais e fortes e a dramaticidade da mensagem passada pela obra”, dizem elas.
Continua após a publicidade
Usando uma escala da Pantone de tons pastel em todos os ambientes, foram definidas harmonia e leveza em todos os espaços. Por causa dos acabamentos e da exploração de texturas e cores, os ambientes criados foram também sensoriais.