O macramêé uma técnica de tecelagem manual, feita com fios, como barbante ou lã, para criar uma peça usando apenas as mãos. O nome vem do termo turco “migramach”, que significa tecido com franjas. O macramê de parede é um item decorativo usando essa técnica de dar nós e o resultado pode ser usado de diversos modos.
Como fazer macramê de parede para iniciante
Existem diversos tipos de nós que podem ser usados para fazer uma macramê de parede, duplo, quadrado, ponto festonê… Mas todos eles têm um resultado incrível. Mas antes de escolher o nó, defina o tipo de fio e depois separe uma haste, como um cabo de vassoura ou um galho resistente. Em seguida, prenda os fios a ela, com o que é chamado nó de laçada ou nó inicial. No vídeo abaixo, a arte educadora Osana ensina como fazer o macramê de parede passo a passo:
Continua após a publicidade
Macramê de parede como suporte de vaso
Uma forma de trabalhar o macramê de parede é fazendo dele um suporte para plantas. Existem diversos tipos de suporte usando o macramê, alguns são pequenos, outros maiores, depende do tamanho do vaso que será encaixado no ornamento.
O suporte de vaso de macramê geralmente é pendente, mas pode ser feito como macramê de parede com o espaço reservado para o vaso.
Continua após a publicidade
Macramê de parede em formato de folha
O macramê também pode ser feito em formato de folha. As variações podem ser encontradas com tamanhos de folhas diferentes ou com cores diversas. Na hora de escolher, basta encontrar aquela que combina melhor com a decoração da sua casa; podendo ser uma que conseguirá se camuflar com o ambiente de forma natural, ou que servirá como ponto focal da decoração. Uma boa opção é usar o macramê na decoração do quarto, acima da cabeceira da cama.