Inspire-se: 15 ambientes com a cor do ano da Pantone para 2020
O Classic Blue, escolhido pelo Instituto, remete à tranquilidade e à segurança. Para inseri-lo no seu décor, inspire-se na galeria abaixo!
Por Yara Guerra
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 17 fev 2020, 15h40 - Publicado em 19 dez 2019, 16h09
–(Pantone/Reprodução)
Como você leu aqui, a cor eleita pela Pantone para o próximo ano foi a Classic Blue. O tom, atemporal, resistente e elegante em sua simplicidade, inspira confiança e conectividade e aumenta a aspiração por uma base sólida e estável para adentrar na nova era.
Enquanto o azul representa as diferentes dimensões – da expansão do céu às profundezas do mar –, nos ambientes é ele quem desperta as sensações de leveza, tranquilidade e segurança, sendo ideal para favorecer os exercícios intelectuais. Associada ao aconchegante mundo dos sonhos, a cor também representa as memórias, relacionando o presente e o futuro com as experiências do passado.
Segundo a arquiteta e especialista em cores Ana Cristina Avila, a cor é “extremamente espiritual e vem para trazer o equilíbrio do corpo e do espírito. Um azul atemporal e que pode proporcionar para o próximo ano mais confiança e serenidade”.
Pensando em todas estas questões e nas tendências do décor para 2020, trouxemos uma seleção de 15 projetos com diferentes formas de imprimir o tom em casa. Confira a galeria abaixo e se inspire!
Continua após a publicidade
1/15 A arquiteta Alessandra Gandolfi escolheu o tom da cor do ano de 2020 para as paredes desta reforma. (Marcelo Stammer/Divulgação)
2/15 Projeto da designer de interiores Marcela Rocca. (Sidney Doll/Divulgação)
3/15 O azul é perfeito para colorir toda a parede desta escola de Inovação e Negócios Digitais, favorecendo a fluidez na comunicação. Projeto pelo Studio Boscardin.Corsi. (Eduardo Macarios/Divulgação)
4/15 Projeto de Mara Liz. (Arthur Fonseca/Divulgação)
5/15 A iluminação natural, combinada com as luzes indiretas, cria a impressão de diferentes nuances no tom desta parede - um escritório projetado pela arquiteta Amanda Mello. (Eduardo Macarios/Divulgação)
6/15 Os quartos infantis também podem receber um degradê azul, como neste quarto projetado pela designer de interiores Renata Fraidg para a II Mostra Kids Concept. (Marcelo Stammer/Divulgação)
7/15 O MDF Sudati das paredes cria a base neutra que destaca as poltronas azuis da Saccaro Curitiba neste home theater, assinado pela arquiteta Samara Barbosa. (Marcelo Stammer/Divulgação)
8/15 Projeto do escritório Caravieri Cardoso. (2S Studio/Divulgação)
9/15 Projeto da arquiteta Gabriela Mendes e Sharon Fliter. (Divulgação/Casa.com.br)
10/15 Projeto do escritório Caravieri Cardoso. (2S Studio/Divulgação)
11/15 Projeto de Bárbara Salles. (Alexandre Disaro/Divulgação)
12/15 A parede do piano é o grande destaque dessa sala assinada pela arquiteta Ana Cristina Avila. O contraste com as nuances claras das paredes e dos móveis é uma ótima opção para quem deseja apostar na cor do ano. (Ana Gabriella Amorim/Divulgação)
13/15 A arquiteta Mariana Paula Souza apostou no azul para ampliar a sensação de conforto e aconchego nesse projeto. (Marcelo Stammer/Divulgação)
14/15 As arquitetas Olga Bergamini e Karin Neitzke escolheram a cor para revestir o chão deste quarto campestre, o tom de azul de 2020 surge entre os veios de cada uma das peças. (Dea Fylyk/Divulgação)
15/15 Por que não apostar em várias nuances de azul? Para isso, a arquiteta Carla Grudtner cria uma base neutra, como o porcelanato em tom cinza fornecido pela Impermix. (Eduardo Macarios/Divulgação)