Continua após publicidade

Decorgumelo: veja como os cogumelos tomaram o mundo da decoração!

Decorgumelo é o nome da tendência de cogumelos na decoração. Veja como eles têm aparecido em objetos revestimentos e de quebra confira algumas receitas

Por Ana Harada
27 jun 2023, 19h00

“Decorgumelo” a expressão pode até parecer um trocadilho ruim (não temos nada contra trocadilhos ruins, muito pelo contrário), mas é o nome da tendência de cogumelos na decoração.

O Pinterest já apontava os cogumelos como trend de decoração para 2023 e parece que isso se concretizou.

Segundo a plataforma, entre setembro de 2020 e setembro de 2022, a busca pelos termos “Arte fantástica de cogumelos” teve um aumento de 170% enquanto “Decoração vintage de cogumelos” cresceu 35%.

Desenho com a vila dos Smurfs
(Emirates 247/Reprodução)

Ainda que cogumelos não sejam elementos novos na cultura pop – veja a casa dos Smurfs, os powerups dos jogos do Mario e o vilão Mega micélio da franquia Resident Evil, por exemplo – a série The Last of Us ressuscitou o interesse do público pelos fungos mais recentemente.

Continua após a publicidade

Gif da série The Last of Us

Sempre vale lembrar que os fungos têm um papel fundamental para a vida na Terra, já que eles são responsáveis, segundo a Enciclopédia Britannica, por fazer a “reciclagem” dos compostos orgânicos em decomposição, oferecendo de volta para o ecossistema elementos como Fósforo e Nitrogênio, necessários para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Cogumelos na decoração

Loft de 120 m² é inspirado no caramujo aruá-do-mato. Projeto de Très Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Banheiro com bancada de tijolinhos.

O formato quase lúdico dos cogumelos fazem deles a inspiração perfeita para peças decorativas, como luminárias, cabideiros, vasos, copos e até banquetas!

Loft de 120 m² é inspirado no caramujo aruá-do-mato. Projeto de Très Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, quarto com cabeceira de muxarabi, cabideiros e tapete.
Cabideiros de madeira em formato de cogumelo da Casa na Árvore adornam as paredes do loft. (Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

Na CASACOR São Paulo 2023, cujo tema era Corpo e Morada, eles apareceram em vários ambientes. As arquitetas do escritório Très Arquitetura, que assinam o espaço Loft Celmar explicam o porquê da inclusão de vários objetos com a temática.

Continua após a publicidade
Loft de 120 m² é inspirado no caramujo aruá-do-mato. Projeto de Très Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, cozinha com ilha de tijolinhos e cabideiros de cogumelos.
Mais cogumelos “brotam” da ilha da cozinha. (Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

“Os cogumelos são uma expressão notável da natureza em nosso ambiente. Assim como nos inspiramos no aruá-do-mato, um tipo de caramujo encontrado na Mata Atlântica, procuramos por elementos que contribuíssem para a narrativa do ciclo de vida que estamos contando.

Loft de 120 m² é inspirado no caramujo aruá-do-mato. Projeto de Très Arquitetura para a CASACOR SP 2023. Na foto, quarto com cabeceira de muxarabi, armário rosa e cabideiros de cogumelo.

Além disso, a simplicidade das linhas curvas em um desenho marcante dá um toque afetivo na decoração. Foi o que buscamos quando selecionamos alguns elementos em forma de cogumelos para compor o nosso espaço, reforçando a presença da natureza e da vida em diversos formatos”.

View this post on Instagram

A post shared by casa na árvore (@casa.na.arvore)

Na internet, as peças de cogumelos vão das mais figurativas como este pequeno vaso:

Continua após a publicidade

Até as mais discretas, como esta luminária de rattan da Crate and Barrel

Luminária de rattan em formato de cogumelo
(Crate and Barrel/Reprodução)

O copo de cogumelo deixa as bebidas mais bonitas (talvez até um pouco psicodélicas)

View this post on Instagram

A post shared by CafeSandy | Home Cafe Journal (@cafewithsandy)

Os fungos também aparecem em estampas de quadros e papéis de parede.

Continua após a publicidade

Cogumelos nos revestimentos

Revestimento da Mush
Painel Íris da Mush. (Mush/Divulgação)

Além da estética divertida, os fungos possuem propriedades que são realmente úteis no mundo da arquitetura.

A empresa paranaense Mush desenvolveu uma tecnologia que é capaz de transformar resíduos do agronegócio em uma pasta que pode ser utilizada na fabricação de objetos de design e revestimentos biodegradáveis e sustentáveis. Como eles fazem isso? Com o micélio, uma massa formadas por hifas, que são os filamentos de um fungo.

Startup brasileira cria móvel, luminária e urna funenária com cogumelos. Na foto, Mesa Sertão Anima Studio Design para Mush.
Mesa Sertão Anima Studio Design para Mush. (Divulgação/Casa.com.br)

Em seu site, a Mush explica que “na natureza podemos encontrar o micélio como uma rede de fios brancos “escondidos” na terra, em troncos em decomposição e abaixo de um cogumelo. Observando, investigando e aprendendo com a natureza, a tecnologia Mush, traz um processo inovador que controla um processo natural de crescimento do micélio, aproveitando essa rede como um agente que cola os resíduos agrícolas um no outro, formando um material único e sólido”

Revestimento da Mush
Hexagonal Mush. (Mush/Divulgação)

Cogumelos na alimentação

Cogumelos em tábua de corte
(Thanh Soledas/Unsplash)

Não poderíamos escrever sobre cogumelos sem deixar de mencionar o detalhe importantíssimo que eles são deliciosos! (claro, as espécies comestíveis, por favor não coma qualquer cogumelo que encontrar no meio do mato). Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, compartilhou um pouco sobre os benefícios de incluir fungos na dieta.

Continua após a publicidade

“Os cogumelos são excelentes fornecedores de nutrientes na nossa alimentação. Eles são, em geral, boas fontes de vitaminas e minerais e possuem baixo valor calórico. Eles possuem vitaminas do complexo B que atuam favorecendo o bom funcionamento do sistema nervoso central, a capacidade cognitiva e o metabolismo energético.

Risoto de cogumelos
(Max Griss/Unsplash)

São também boas fontes de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial, é importante para a saúde cardíaca, além de ser muito importante para o balanço dos eletrólitos no sangue, principalmente para quem pratica atividades físicas ao ar livre. Possuem fósforo, que atua na saúde óssea, dentária e muscular. O teor de selênio faz dos cogumelos alimentos importantes para ajudar na redução dos processos oxidativos do organismo, reduzindo os efeitos dos radicais livres. As fibras presentes nos cogumelos atuam favorecendo a saciedade e o bom
funcionamento do intestino.

Sobre o armazenamento e higiene, Renata explica que eles precisam ficar na geladeira, já que são delicados. A dica é colocar um papel toalha no recipiente, para absorver a umidade. Quando guardados corretamente, podem durar até 10 dias. Não é recomendado lavar os cogumelos, porque eles são muito porosos, basta limpá-los com um papel toalha úmido.

Veja abaixo algumas receitas com cogumelos

Cogumelos cremosos

  • 200g de cogumelos paris fatiados
  • 200g de shitaki fatiados
  • 2 cebolas médias picadas
  • 2 tomates picados
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 250ml de leite
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • Sal e azeite a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o azeite, refogue a cebola. Acrescente os cogumelos picados e o tomate. Acerte o
sal e deixe cozinhando. Para o molho: aqueça a manteiga e refogue o alho. Acrescente o
leite e o trigo, cozinhando até que comece a engrossar. Acrescente o queijo ralado, cozinhe
por mais 5 minutos. Junte o molho aos cogumelos cozidos e sirva em seguida.

Risoto de cogumelos

  • 250g de shitaki fatiado
  • 50g de porcini
  • 1 cebola média picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • ½ xícara de chá de vinho branco seco
  • 80ml de suco de limão siciliano
  • 150g de queijo parmesão ralado
  • Sal e cebolinha a gosto
  • 1 litro de caldo de legumes caseiro*
  • 2 colheres de sopa de azeite

* Caldo de legumes caseiro:
Cozinhe 1 cenoura + 1 cebola + 1 dente de alho + 1 talo de salsão + 3 folhas de louro + sal
a gosto + 1 litro de água.

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente os cogumelos picados e refogue bem. Acrescente o arroz, o vinho e o suco de limão siciliano e deixe evaporar. Acrescente o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre em fogo baixo. Acerte o sal. Quando o arroz estiver al dente e com consistência cremosa, acrescente o queijo e desligue o fogo. Finalize com a cebolinha picada e sirva em seguida.

Shimeji refogado

  • 2 xícaras de chá de shimeji picado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 50ml de shoyu
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada

Modo de preparo:
Aqueça a manteiga em uma panela. Acrescente o shimeji picado quando a manteiga estiver derretida. Junte o shoyu e refogue até que o shimeji fique bem cozido. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha picada. Sirva em seguida.

Publicidade