Casa Created with Sketch.

5 tendências da madeira para se observar em 2020

A marca Sherwin-Williams agrupou 43 acabamentos em cinco categorias de tendência, todas voltadas em torno de um tema: o self-care

Paleta Alive da Sherwin-Williams, que inclui acabamentos mais escuros, bem como um toque pop vibrante de laranja queimada.

Paleta Alive da Sherwin-Williams, que inclui acabamentos mais escuros, bem como um toque pop vibrante de laranja queimada. (Sherwin-Williams/Divulgação)

Com o final do ano se aproximando, as tendências para 2020 começam a aparecer. Geralmente, isso envolve previsões de empresas de tintas, que explicam com precisão quais cores melhor encapsulam nosso momento atual no tempo. Mas e as tendências da madeira? Pois é – especialistas do setor também têm algo a dizer sobre o que inspirará moradores e designers no próximo ano. E, desta vez, as perspectivas vêm de uma das principais marcas do mercado: a Sherwin-Williams.

Paleta “The Heart” de acabamentos de madeira.

Paleta “The Heart” de acabamentos de madeira. (Sherwin-Williams/Divulgação)

Recentemente, o centro de cores e design da Sherwin-Williams lançou sua 2020 Industrial Wood Colormix Forecast, que agrupa 43 acabamentos exclusivos em cinco categorias de tendência em torno do tema abrangente de self-care (ou autocuidado). A previsão busca apresentar, especificamente, as Colors in Balance (cores em equilíbrio), conforme os consumidores se preparam para entrar em uma nova década.

Oito acabamentos que incorporam a ideia do conjunto “Play” da Sherwin-Williams.

Oito acabamentos que incorporam a ideia do conjunto “Play” da Sherwin-Williams. (Sherwin-Williams/Divulgação)

Segundo Lauren West, que atua como diretora global de cores e design da Divisão de Revestimentos Industriais de Madeira da Sherwin-Williams, o autocuidado é uma das prioridades para muitos em 2020. Por isso, a divisão decidiu seguir nessa direção específica. Criado em parceria com especialistas das equipes das lojas de tintas Sherwin-Williams, cada agrupamento foi determinado por fatores como desenvolvimentos culturais, influências econômicas e tendências de design existentes.

“Os indivíduos estão se movendo em direção a acabamentos que trazem uma sensação de calor e conforto para suas casas e escritórios, resultando na criação de espaços que lhes permitem recarregar e relaxar”, observa West.

Uma seleção dos acabamentos “Mantra”.

Uma seleção dos acabamentos “Mantra”. (Sherwin-Williams/Divulgação)

Cada uma das cinco categorias de tendências se encaixa nesses aspectos. Alive, com ênfase em acabamentos de alto brilho, fumegados, carbonizados e polidos, “evocam um senso satisfatório e rejuvenescedor de comunidade e de viver bem”, de acordo com a marca. É influenciado pelo sudoeste americano e pela ideia de autenticidade.

O Mantra, por sua vez, é descrito como uma trama do leste e do oeste, combinando a simplicidade escandinava com a ordem e a elegância da estética japonesa através de uma variedade de acabamentos leves. Também se destina a evocar as ideias de serenidade e de santuário.

Enquanto isso, os acabamentos da Play são a verdadeira definição de maximalismo, alavancando acabamentos divertidos, dinâmicos, expressivos e com texturas pesadas. Sem nenhuma surpresa, é um conjunto alegre e enérgico de opções que sugerem a ideia de escapismo.

Os oito tons harmoniosos que compõem Haven.

Os oito tons harmoniosos que compõem Haven. (Sherwin-Williams/Divulgação)

Haven representa as estações da Terra, inspirando-se no mundo natural de uma maneira que enfatiza a beleza orgânica das imperfeições únicas da madeira. Algumas de suas inspirações são o wabi-sabi e a conservação.

Por fim, a paleta Heart funde o design moderno icônico com uma vibe boho intergeracional na forma de acabamentos discretos, que nos lembram o conforto e o prazer a serem tirados da vida cotidiana. A Bauhaus também entra aqui, com, seus movimentos boêmios e suas influências ricas e variadas.

E aí, gostou das tendências? Leia aqui sobre as perspectivas de cor da Pantone para o ano vindouro e se inspire para aquela repaginada no décor em 2020!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s