Continua após publicidade

Universidade cria tijolos a partir de gás carbônico

Pesquisa tenta usar o gás carbônico disponível na atmosfera, gerado pela poluição, para criar um material de construção sustentável.

Por Redação do site Catraca Livre
Atualizado em 21 dez 2016, 00h53 - Publicado em 3 set 2013, 15h23

A preocupação com a sustentabilidade tem se mostrado cada vez mais presente na construção civil. Algumas iniciativas surgem, nesse contexto, para ajudar quem planeja começar obras ou reformas sem ser danoso ao meio ambiente. Um exemplo é o estudo feito na Universidade de Newcastle, que pretende transformar emissões de gás carbônico em tijolos e pavimentos.

00-tijolo-universidade

Feita em parceria com uma indústria química, a pesquisa visa contribuir para a redução do efeito estufa e também dar origem a um novo tipo de material de construção – uma solução para o cenário ambiental encontrado nos grandes centros urbanos. Segundo o grupo, o segredo é copiar e acelerar o processo de carbonatação natural do planeta, isto é, a reação do CO2 com a cal. O resultado é um tipo de sólido que pode ser usado como várias coisas, inclusive como materiais de construção.

A tecnologia vem sendo aprimorada há seis anos em uma usina construída na própria universidade, e, de acordo com informações da organização Mineral Carbonation International (MCi), serão necessários mais quatro anos de testes, com um investimento total calculado em nove milhões de dólares, até que a eficiência da tecnologia seja provada. A partir daí, os criadores esperam que os tijolos fabricados com emissões de carbono possam ser utilizados nas obras.

Continua após a publicidade

Publicado originalmente no site do Catraca Livre.

tit-catraca-livre
Publicidade