Continua após publicidade

Tinta para piso: como renovar o ambiente sem uma obra demorada

Veja quais são os cuidados necessários na aplicação do produto e renove o quintal da casa, escadas, áreas de lazer, varandas e outros espaços

Por Kym Souza
23 jun 2021, 18h00
Piso branco encardido sendo pintado com rolo de tinta
(Southern Living/Reprodução)

As tintas para pisos são essenciais para modificar e renovar os ambientes sem ser necessário fazer uma grande obra e um quebra-quebra. Além de renovar, também protegem os pisos por anos oferecendo beleza e “cara de novo”. Nos ambientes públicos, esse tipo de tinta oferece segurança com a função de demarcar espaços.

“A tinta para piso deve entregar ao consumidor alta resistência ao intemperismo, aderência nos substratos indicados e durabilidade mesmo sendo submetida ao tráfego de pessoas e carros.” Explica Filipe Freitas Zuchinali, gerente técnico da unidade Revenda da Anjo Tintas.

Continua após a publicidade

“É preciso que esteja de acordo com os requisitos exigidos na norma ABNT NBR 11702, como poder de cobertura, rendimento e resistência à abrasão úmida. Esta é uma forma de o pintor saber que o produto apresenta garantia de qualidade.”

Chão sendo pintado de cinza com rolo grande, ao lado de bandeja com tinta cinza
(Floorsaver/Reprodução)

Segundo o profissional, a principal função da tinta piso é proporcionar resistência e durabilidade em pisos de áreas externas e internas. “Estas superfícies estarão sempre protegidas do sol e da chuva e também dos desgastes causados no dia a dia. Além disso, é uma forma de economizar e substituir o piso cerâmico, usando a tinta acrílica como um revestimento de menor custo e alto rendimento”, diz Filipe.

Continua após a publicidade

Mas como fazer a aplicação?

A superfície deve estar firme, coesa, limpa, seca, sem poeira, gordura ou graxa, sabão ou mofo. As partes soltas ou mal aderidas deverão ser raspadas e/ou escovadas. O brilho deve ser eliminado através de lixamento.

Antes de iniciar a pintura, observe as seguintes instruções:

 

Lata de tinta branca aberta com pincel em cima sobre piso de madeira
(Henry Perks/Unsplash)

Cimentado novo não queimado/fibrocimento/concreto

Aguardar secagem e cura (mínimo 28 dias). Aplicar Fundo Preparador de Paredes Anjo (ver diluição do produto);

Veja também

Cimentado novo queimado

Preparar uma solução de ácido muriático na proporção de 2 partes de água para 1 de ácido. Deixar agir por 30 minutos e enxaguar com água em abundância. Após secagem total iniciar a pintura;

Continua após a publicidade

Piso e imperfeições profundas

Corrigir com argamassa e aguardar a cura (mínimo 28 dias);

Chão sendo pintado de cinza com pincel
(Floorsaver/Reprodução)

Superfícies com partículas soltas ou mal aderidas

Raspar e/ou escovar a superfície eliminando as partes soltas. Aplicar Fundo Preparador de Paredes Anjo (ver diluição do produto);

Continua após a publicidade

Manchas de gordura ou graxa

Lavar com água e detergente, enxaguar e aguardar secagem;

Partes mofadas

Lavar com água sanitária e água na proporção de 1:1, enxaguar e aguardar secagem.

A Anjo Tintas também selecionou dicas importantes para fazer a pintura e garantir sua durabilidade:

(Rust Oleum/Reprodução)

• Não guardar o produto diluído para utilizar depois novamente;

• O contato imediato com o piso após aplicação do produto pode ocasionar danos à pintura. Recomenda-se aguardar 48 horas para utilização do mesmo para tráfego de pessoas e o mínimo de 72 horas para tráfego de veículos;

• Normalmente com 2 ou 3 demãos se consegue ótimo resultado mas, dependendo do tipo de cor ou estado da parede, pode ser que seja preciso mais demãos.

Continua após a publicidade
Publicidade