Para deixar os vidros desta janela opacos, basta apertar um botão

A técnica estudada na Universidade de Harvard promete ser mais barata do que as que já existem

Por Gabriela Fachin Atualizado em 20 dez 2016, 22h58 - Publicado em 6 abr 2016, 16h12
02-para-deixar-os-vidros-desta-janela-opacos-basta-apertar-um-botao

Você continuaria a usar cortinas se pudesse apertar um botão para deixar o vidro da sua janela opaco? Cientistas da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson, da Universidade de Harvard, desenvolveram uma técnica que torna isso possível.

A janela é composta por uma folha de vidro entre elastômeros – um tipo de polímero – transparentes. Uma cobertura de nanofios de prata é borrifada nos elastômeros e é graças a ela que o vidro se torna opaco. Com a voltagem elétrica, os nanofios se movem e começam a escurecer o vidro. É possível controlar a opacidade do vidro, porque ela depende da intensidade da voltagem.

Janelas que “escurecem” e não permitem ver o que está do outro lado do vidro não são novidade, mas o processo para sua produção e funcionamento é muito caro. Os criadores do método estudado em Harvard, o professor David Clarke e o pós-doutorando Samuel Shian, dizem que ele é bem mais barato do que os outros e esperam que o produto se torne comercial. Será o fim das cortinas?

01-para-deixar-os-vidros-desta-janela-opacos-basta-apertar-um-botao
Continua após a publicidade

Publicidade