Nas calçadas, pisos cimentícios são os mais recomendados

As leis municipais não determinam os materiais específicos para a calçada, mas é importante construir pavimentos permeáveis, resistentes ao tráfego de veículos e duráveis

Por Reportagem Ana Weiss (texto) e Eliana Medina (visual) | Ilustração Fabio Flaks
Atualizado em 14 set 2018, 11h51 - Publicado em 27 abr 2012, 19h30
aec300-calcada-140_01
 (/)
Continua após publicidade

Apesar de as leis municipais em geral não determinarem materiais específicos, muitas são implacáveis em relação à deterioração. Pavimentos permeáveis, resistentes ao tráfego de veículos, com durabilidade demais de cinco anos e que não ofereçam trepidação são os mais indicados. Alguns lançamentos atendem a essas necessidades. “Pelo menos 20 cm do passeio deve ser dedicado aos pisos táteis, importantespara os deficientes visuais se localizarem”, diz Benedito Abbud. Saiba mais sobre como fazer uma calçada segura e leia sobre a Nova Lei das Calçadas.

Quais as melhores flores para usar na calçada

 

Nas vias públicas, o projeto paisagístico pode ocupar canteiros e áreas de acesso – desde que a calçada tenha pelo menos 2 m de largura e as plantas não comprometam o espaço de circulação. Trepadeiras e arbustivas atendem a essa restrição. Já cuidar das árvores nas faixas de serviço cabe à prefeitura. Abaixo algumas sugestões do paisagista Benedito Abbud.

Publicidade