Materiais de construção que se tornaram ícones
Heranças preciosas: elementos da tradição moderna pedra portuguesa, cobogó e brise-soleil e onde comprar esses itens.
Por Por Deborah Apsen, Edson G Medeiros, Juliana Tourrucôo e Michelle Grein (assistente)
access_time
19 Jan 2017, 13h11 - Publicado em 23 Mar 2009, 02h00
O movimento modernista, iniciado no século 20, trouxe novas formas e materiais ao repertório construtivo brasileiro – e ainda hoje influencia uma legião de arquitetos. Entre os ícones desse passado, três elementos seguem fazendo história. Um deles é a pedra portuguesa, técnica de mosaico com rocha trazida pelos lusitanos na reurbanização do Rio de Janeiro em 1905. Outro é o francês brise-soleil, ou quebra-sol, em que venezianas fixas ou móveis ajudam a barrar o sol e o vento. Patente nacional, o cobogó se assemelha a um tijolo (ou elemento) vazado que deixa a brisa entrar e ainda serve como divisória. O apelido curioso resulta da junção do nome de seus criadores. A seguir três ideias onde esses itens fazem bonito. Confira a relação de fabricantes. E se você quer ficar por dentro dos novos materiais que surgem para a área da construção, não deixe de acompanhar nosso canal sobre o assunto.
-
1.
zoom_out_map
1/14
Ao ver este piso, fechei a compra do apartamento, diz a moradora, encantada com o mosaico de arenito claro. Os arquitetos paulistanos Alberto Lahós e Marco do Carmo recomendaram uma limpeza profissional (Polipiso) e um novo rejunte de cimento branco. Na manutenção semanal, pano úmido e sabão para pré-lavagem de roupas (sem água sanitária). Quem vende: cacos de quartzito ou arenito branco com medidas variáveis (largura e altura de até 5 cm), instalados, na Porto Pedras. Já os de mármore branco paraná, que rende em média 12 m², na Amazonas Pedras (sem a instalação). Detalhe: o contrapiso deve ser rebaixado em 7 cm (a camada de areia usada no assentamento exige 2 cm e a pedra, mais 5 cm).
-
2.
zoom_out_map
2/14
O modelo 006 leva concreto e cimento na mistura e pode ganhar cobertura de tinta látex ou acrílica. Da São Francisco Pré-Moldados, tem 30 x 30 x 7 cm a unidade, na loja Mosaicor.
-
3.
zoom_out_map
3/14
Moldes de 32 x 32 x 10 cm são recheados de argamassa, que, depois de prensada e seca, resulta no cobogó AD-07, da Facital.
-
4.
zoom_out_map
4/14
A peça de nome Redondo tem argila na composição e acabamento esmaltado no tom azul-celeste. Fabricada pela Cerâmica Martins na medida 19 x 19 x 7 cm, na Lajotelha.
-
5.
zoom_out_map
5/14
O modelo Folha Verde (25,5 x 25,5 x 7 cm) também integra o catálogo da Cerâmica Martins e tem a mesma composição apenas o tom do esmalte é diferente.
-
6.
zoom_out_map
6/14
Este elemento vazado pode ser colocado na diagonal ou na horizontal e assim cria diferentes efeitos. É produzido com argamassa prensada e mede 24 x 24 x 7 cm. Da Neo-Rex.
-
7.
zoom_out_map
7/14
Versátil, este cobogó vai bem de pé, deitado ou na diagonal. Fabricado com concreto, mede 32 x 35 x 7 cm. Da Cerâmica Forte.
-
8.
zoom_out_map
8/14
Quando o sol bate no hall de entrada, sombras rendadas surgem no piso e nas paredes. É poético, conta a dona da casa. Além de luz, o cobogó deixa entrar a brisa e o verde do jardim. A reforma dos arquitetos paulistanos Carla Caffé, Carol Tonietti e Eduardo Glicério usou o modelo de cimento pintado da Premoforte.
-
9.
zoom_out_map
9/14
No modelo BSMB57, as lâminas de alumínio têm acabamento do tipo jacarandá. A estrutura, também metálica, pode ser pintada. Produzido sob medida pela Sul Metais.
-
10.
zoom_out_map
10/14
Fabricado de alumínio com pintura de poliéster branco, o Metalbrise traz aletas flexíveis. O modelo da Hunter Douglas.
-
11.
zoom_out_map
11/14
Se feito com aço-carbono, o 402-BM. De aço inox, na Novo Rumo (preços sem instalação). Ambos podem receber pintura eletrostática em cores primárias.
-
12.
zoom_out_map
12/14
Chapas de alumínio perfurado cobertas com esmalte de poliéster seco em alta temperatura são os diferenciais do VP115. Essa pintura garante alta resistência a sol e chuva. A Refax faz o brise conforme as medidas do projeto.
-
13.
zoom_out_map
13/14
Apropriado para compor paredes ou inseridos em lajes de cobertura , o brise AD-35, feito de argamassa prensada, dispensa acabamento. Mas também pode receber pintura acrílica ou látex. Batizada de AD-35, a peça da Facital mede 30 x 50 x 10 cm.
-
14.
zoom_out_map
14/14
Em dias agradáveis, os donos desta casa giram as aletas do brise-soleil e deixam as flores do ipê-roxo colorir a antessala. Mas se o sol ou os ventos aumentam, as réguas de laminado melamínico (Pertech) são fechadas diante das esquadrias de vidro. Com estrutura de ferro pintado e lâminas independentes, o quebra-sol ficou a cargo da Araujo e Farsoni. Projeto do escritório paulista MMBB.