Casa Created with Sketch.

Ladrilho hidráulico ou porcelanato?

Da tradição bizantina às modernas técnicas de queima da porcelana, saiba mais sobre a história e as particularidades dos pisos mais desejados para os banheiros

00-arquiteto marcio-moraes

 (/)

Eles passam longe de ser materiais semelhantes. O primeiro descende da antiga arte dos mosaicos, datada do Império Bizantino (entre os anos 476 e 1453). Com sua técnica apurada, o ladrilho foi apresentado ao mundo em 1867 na Exposição Universal de Arte e Indústria, em Paris, como a cerâmica que não precisava de queima. Ganhou notoriedade e alcançou seu apogeu na arquitetura modernista. Já o porcelanato é fruto do aperfeiçoamento tecnológico da cerâmica. Apareceu na década de 90 e rapidamente se tornou objeto de desejo.

O que o centenário ladrilho hidráulico e o jovem porcelanato têm em comum? Ambos surgiram, cada um em sua época, como alternativa à pedra, principalmente ao mármore. Em 1992, eu me lembro de ter manuseado um catálogo de porcelanatos importados no qual 80% dos padrões imitavam belíssimas rochas italianas.

O ladrilho hidráulico mantém, ainda hoje, a mesma técnica manual, salvo pequenas adaptações a ingredientes atuais (resinas, pigmentos sintéticos, aditivos fluidificantes etc.). Esse material continua sendo produzido com três camadas: a parte decorativa; alguns milímetros de pó de cimento; e, por fim, a base de argamassa com média de 2 cm de espessura. Trata-se de um produto artesanal muito requintado.

Atualmente, fabrica-se o porcelanato em duas versões. O técnico, depois de composto de massa cerâmica e corantes, passa pela prensa e pelo forno a mais de 1 200 °C e termina no polimento. Já o porcelanato esmaltado recebe como acabamento uma camada vítrea após a queima. Para esse último, é necessário verifcar o PEI (índice de desgaste do acabamento) adequado ao ambiente onde a peça será instalada. “Cada um a seu tempo, o ladrilho e o porcelanato se colocaram como alternativa ao mármore”

 

Piso sempre na moda

01-ladrilho-hidraulico-ou-porcelanato

 (/)

*Preços pesquisados em São Paulo em janeiro de 2015.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s