Cores: fabricantes apontam as tendências de cor

Entre os lançamentos e as tonalidades já existentes em catálogo, os principais fabricantes de tinta apostam em 15 matizes que farão sucesso na decoração este ano. Saiba também o que os especialistas acham das cores nos ambientes e visite uma galeria com ambientes coloridos muito charmosos *

Por Redação Atualizado em 14 dez 2016, 11h46 - Publicado em 30 mar 2010, 23h01
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Vermelho é o tom do pensamento urbano Todos os anos, a Suvinil cruza os resultados das pesquisas mundiais de tendências de comportamento com o que está acontecendo no Brasil para chegar às paletas de cores a serem lançadas. Para 2010, são 30 novos tons de cinco paletas, cada uma correspondendo a um tema de comportamento. “A linguagem popular dos encontros de ‘tribos’ nas redes, nas ruas, é representado pelo vermelho-alaranjado*, que revela

a paixão urbana pelo informar e expressar”, diz Fernanda Dall’Orto, gerente de marcas da empresa. Além dessa cor, considerada a mais expressiva do ano, ela destaca o verde-grama*, que representa o resgate dos valores humanos e a busca pela proteção, e o marrom*, símbolo da procura por respostas e soluções para o futuro.

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Todas as cores da bandeira 2010 é ano de Copa do Mundo e, para a Tintas Eucatex, não fugiremos do óbvio. “Esse evento traz à tona o patriotismo e a vontade de mostrar que somos brasileiros. Expressamos isso através das cores da bandeira, que nos próximos meses estarão estampadas em ruas, calçadas e muros”, diz Valter Bispo, gerente de produtos da Eucatex. Para ele, estarão em alta os tons amarelados, com tendência para o ocre e o marrom. “Retratam o ‘amarelo Brasil’ e se referem à África, sede dos jogos”, fala. A cor símbolo dessas referências é o amarelo-creta*. Já o verde-lima*, além de representar a bandeira, “é uma cor vibrante e de personalidade intensa, como nosso povo”, diz. Completando a paleta brasileira, vem o azul-náutico*.

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Azul-céu para um novo começo Um grupo de oito especialistas de todo o mundo integra a equipe Colour Futures, da Coral, que se baseia em estudos sobre tendências para detectar as cores de destaque. “A mensagem-chave de 2010 é recuperação. As incertezas com relação à economia e ao meio ambiente fazem com que as pessoas valorizem mais os amigos e a família e cuidem do planeta”, fala Paola Vieira, do Colour Futures. Segundo ela, esse estado de espírito é representado por um tom de azul-claro, o céu-californiano*, que simboliza horizontes infinitos e energias renovadas. Já o amarelo-renascer* transmite a sensação de contentamento e tranquilidade. Paola destaca também a tonalidade marrom-jarro-de-cerâmica*: “Dramática e marcante, tem uma imagem fortemente ecológica”.

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Tons de um país aberto a mudanças A Lukscolor conta com uma estilista de cores, Deise Melo, que participa de encontros em todo o mundo para descobrir os tons que se destacarão na preferência do consumidor. É ela quem justifica as escolhas da empresa, que lança este ano 35 novas cores. “O cinza é importante porque influencia todos os matizes. Veremos muitos tons acinzentados. Mas apostamos principalmente nas tonalidades mais vivas, como o salmão-coral-reef*, o amarelo-pólen* e o turquesa-terapy*”, diz. Segundo Deise, o salmão, da família dos vermelhos, representa uma personalidade otimista e aberta a mudanças. Já o amarelo inspirado no tom mostarda traz segurança e irradia luminosidade e sofisticação para um momento de incertezas. O turquesa fala de um contexto mais conservador.

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Momento de valorizar o passado “Hoje valorizamos o antigo, o que ficou de herança. Descartar objetos é uma ideia

ultrapassada. A paleta que reflete esse comportamento tem a beleza do envelhecimento natural. O desbotado verde-cilantro* é sua cor síntese”, explica Mônica Araújo, supervisora de marketing da Sherwin-Williams. Dos 24 lançamentos da empresa para este ano, ela aposta também no azul-oceanside*. “No mundo complicado de hoje, há uma grande satisfação em explorar nossas raízes. Esse azul-profundo tem um quê de mistério e o apelo dos elementos naturais.” Por último, há a busca pela simplicidade, mas sem perder a sofisticação. Para Mônica, o púrpura-enigma* simboliza essa sensação: “É um tom calmo e versátil, que pode ser usado em diversos ambientes”.

* Antes de comprar a tinta, verifique o tom no catálogo do fabricante.

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