Como não errar na escolha da churrasqueira para o apartamento novo?
Ter uma churrasqueira possibilita momentos maravilhosos com a família e amigos, veja as dicas que a startup Apto preparou para ajudar na hora da compra
Paixão nacional, o churrasco é unanimidade quando se trata do paladar do brasileiro. Convenhamos: é muito difícil encontrar alguém que não goste de um bom churrasco. Atualmente, o mercado oferece opções ideais de churrasqueiras para apartamentos, variando entre modelos com diferentes tipos de mecanismo de funcionamento, que podem se adaptar muito bem ao seu lar.
“Muitas construtoras já se adaptaram aos costumes brasileiros e estão adotando no layout do apartamento a infraestrutura para receber a churrasqueira e algumas delas, inclusive, entregam o objeto pronto para o uso”, explica Alex Frachetta, CEO do Apto, uma plataforma que conecta potenciais compradores de imóveis novos a empreendimentos e construtoras e imobiliárias.
Independentemente se você procura um imóvel novo com churrasqueira ou só quer opções de realizar seu sonho adaptando seu lar, você precisa ver essas dicas de como escolher, onde colocar e os modelos de churrasqueira para apartamento que você pode ter em seu imóvel. Confira!
1. Confirme com condomínio
O primeiro passo é confirmar com o seu condomínio se existe a possibilidade da instalação da churrasqueira. Alguns empreendimentos possuem normas para a implantação do equipamento ou, até mesmo, não permitem a instalação por conta da infraestrutura.
2. Escolha do local
Geralmente as churrasqueiras são instaladas em varandas ou terraços, mas caso queira em outro ambiente, também é possível. Muitas pessoas optam por colocar o equipamento na cozinha, mas a instalação é mais cara e trabalhosa, demora mais tempo para ficar pronta e precisa de uma mão de obra extremamente qualificada.
Veja também
- Este apê de 230 m² tem uma churrasqueira na sala para reunir a família
- Apê no Rio de 150 m² tem churrasqueira na cozinha e decor leve
Sempre priorize a contratação de um profissional capacitado, o custo pode ser um pouco mais alto, mas vai garantir a segurança da obra. Empreendimentos novos já vêm com espaço determinado para o uso da churrasqueira, muitos deles com a instalação pronta.
3. Os modelos de churrasqueira
Churrasqueira elétrica
Esse é o modelo mais procurado para apartamentos, pois são compactos e fáceis de instalar. Funcionando por meio de eletricidade, quase não gera fumaça e é de fácil manutenção, já que não acumula gordura nas partes internas, uma facilidade na hora da limpeza. Sua grande desvantagem é que o uso frequente pode aumentar a conta de energia no final do mês.
Churrasqueira a carvão
Esse modelo clássico necessita de uma estrutura própria para ela, já que o equipamento precisa de um sistema de exaustão porque pode gerar muita fumaça.
Geralmente a infraestrutura necessária se encontra nos terraços e nas varandas, sendo um duto de exaustão. A desvantagem do modelo fica por conta da limpeza do equipamento e do abastecimento de carvão toda vez que for utilizá-lo. É o preferido dos amantes de churrasco.
Churrasqueira a gás
É uma ótima opção para quem busca um equipamento que faz pouca fumaça e é prático, já que pode ser usada facilmente através de um botão e é fácil de limpar. O modelo é o mais ecológico entre todas as churrasqueiras, já que não utiliza energia ou carvão, prepara churrascos deliciosos com toda a praticidade que você pode ter. Também é adaptável aos apartamentos novos, de forma eficiente.
Churrasqueira portátil
Uma opção para quem não tem espaço suficiente ou infraestrutura adequada para instalação de uma churrasqueira fixa em seu apartamento é optar por modelos portáteis. Eles podem ser elétricos, a carvão e até a gás.