Como aproveitar bem o tijolo ecológico?

O leitor quer saber como evitar que o tijolo ecológico esfarele e como contornar a dificuldade para instalar tomadas elétricas.

Por Da redação Atualizado em 14 dez 2016, 11h39 - Publicado em 13 dez 2013, 22h00
tijolo-ecologico

“Queria informações sobre como usar o tijolo ecológico corretamente, evitando o esfarelamento e o desalinhamento das peças, e dicas para contornar a dificuldade de instalação das tomadas elétricas. E ainda: onde encontro mão de obra especializada?” @Kleberit

“O esfarelamento é um problema de fabricação, por dificuldades na compactação, cura ou dosagem dos aditivos”, diz a engenheira de materiais Adriana Pinatti, da Verdesaine, Monte Aprazível, interior de São Paulo. Portanto, é o fabricante quem responde por produtos defeituosos – e não o consumidor. Segundo o arquiteto Márcio Moreira, também da Verdesaine, a aplicação do tijolo ecológico pede uso de prumo, nível e linha de pedreiro na obtenção de um bom alinhamento. Já para instalar tomadas e interruptores, são feitos pequenos cortes no tijolo com uma serra mármore, onde serão chumbadas as caixas de interruptor ou de tomada, com argamassa. “Após o assentamento e a impermeabilização do tijolo, são fixados tomadas e interruptores com os fios e, finalmente, o espelho”, finaliza José Humberto Trivisam, da Eco Podução, de Piraquara, PR. Fabricantes idôneos têm laudos técnicos de seus produtos (conforme a norma ABNT NBR 8492/2012). Fornecedores como a Verdesaine e a Eco Produção podem indicar mão de obra de execução.

Publicidade