BBB: se o quarto secreto estivesse acima da casa, como abafar os barulhos?
Para que os demais brothers não percebessem que havia alguém no quarto secreto, algumas soluções poderiam ter sido executadas. Confira:
Desde que entrou no ar, o Big Brother Brasil 2021 tem sido pauta constante e motivo de debates nas redes sociais. Temas sociais relevantes, como empoderamento negro, racismo, LGBTfobia, feminismo e xenofobia refletiram no debate público após ganharem força dentro da casa mais vigiada do país.
Nesta última semana, com a novidade do paredão falso e do quarto secreto, um assunto bem mais leve – porém pertinente – foi levantado no Twitter: como a produção iria garantir que os outros participantes não escutariam os barulhos do “eliminado”, já que, em outras edições do programa, o cômodo ficava em cima da casa?
Sabe-se agora que o quarto fica em “outra dimensão”, como pontuou o apresentador Tiago Leifert, mas a resposta para o questionamento dos internautas poderia estar na arquitetura do projeto. Confira algumas dicas:
Visando abafar os possíveis ruídos no quarto, a produção do BBB poderia, por exemplo, utilizar a madeira como revestimento de parede ou como pavimentação complementar a partir de placas. Outra saída seria apostar no uso de painéis de cortiças a serem posicionados entre tijolos e o revestimento.
Demais materiais isolantes, como lã de vidro, de rocha e de PET, poderiam ser utilizados na parede. Todos eles têm propriedades que absorvem a energia sonora dentro das cavidades e podem ser utilizados também em pisos, atrás de chapas de drywall, tetos e telhas. Espumas também são utilizadas como isolantes de som e são constantemente vistas em estúdios de música, por exemplo, onde é importante conter o ruído. Além disso, seria perspicaz se atentar seria a vedação de elementos como portas e janelas, que fazem a comunicação com o ambiente externo, já que o som se propaga pelo ar.
O isolamento pode, também, ser combinado ao condicionamento acústico – isto é, a estratégia de tornar um ambiente aconchegante se livrando de possíveis ecos. Para isso, poderiam ser utilizados materiais fibrosos, como tapetes, cortinas e almofadas. E, para além de somar à decoração, as plantas poderiam também ser melhores amigas do silêncio: aquelas com padrões geométricos e texturas ajudam a tornar o som difuso por refleti-lo em várias direções.