Casa Created with Sketch.

Backsplash na cozinha: 13 ideias para você se inspirar

A parede em frente à pia pode ganhar revestimentos diferentes para conferir charme ao ambiente

Quando chega a hora de planejar a cozinha são muitos os detalhes a serem levados em conta, como cores, estilo da marcenaria, ergonomia, eletrodomésticos e os revestimentos. E o backsplash não pode ficar de fora.

Trata-se da parede em frente à pia, que também recebe o nome de frontão. Essa área costuma receber um revestimento colorido ou com uma textura especial para dar ainda mais personalidade ao ambiente, além de proteger a parede de respingos. Confira abaixo algumas ideias para inspirar você a definir como vai ser o backsplash da sua cozinha!

 

Tudo azul

Cozinha com azulejo azul e estilo industrial Projeto de Superlimão Studio

Projeto de Superlimão Studio (Maíra Acayaba/Casa.com.br)

O projeto desta cozinha deixou a estrutura do prédio à mostra, com o concreto aparente. Para trazer um toque de cor e proteger a parede onde está encostado o fogão, os arquitetos usaram um revestimento azul com acabamento fosco.

 

All black

Cozinha com armários e revestimentos pretos Projeto de Antônio Armando de Araújo

Projeto de Antônio Armando de Araújo (divulgação/Casa.com.br)

Com armários pretos em acabamento espelhado, esta cozinha seguiu no estilo all black com os azulejos de metrô na parede do backsplash. O resultado é um visual contemporâneo e urbano.

 

Combinando com os armários

Cozinha com armários e revestimentos verdes

 (Sweet Escape Muskoka/Instagram)

Neste ambiente, destacam-se os armários na cor verde. E, para seguir na mesma paleta, a parede foi revestida revestimentos quadrados do mesmo tom. A bancada branca se destaca no conjunto.

 

Na dúvida, vá de colorido

Cozinha com revestimento colorido

 (Jessica Antola/Instagram)

Aqui, o morador não teve medo de ousar e apostou em um revestimento bastante colorido. Para equilibrar, os outros elementos da cozinha foram escolhidos em tons neutros.

 

Delicado e industrial

Cozinha de estilo industrial com azulejos rosa Projeto de Concretize Interiores

Projeto de Concretize Interiores (Alexandre Disaro/Casa.com.br)

Neste projeto, predominam o cinza e o preto criando uma atmosfera industrial. Para quebrar a rigidez desse estilo, as arquitetas escolheram um revestimento na cor rosa em que cada peça tem uma intensidade.

 

Com relevo

Cozinha com armários azuis Projeto de Vitor Dias Arquitetura e Luciana Lins Interiores

Projeto de Vitor Dias Arquitetura e Luciana Lins Interiores (divulgação/Casa.com.br)

Nesta cozinha de armários azuis, destaca-se o revestimento em 3D na parede do backsplash. As peças imitam um tramado e conferem um charme todo especial ao ambiente.

 

Paginação orgânica

Cozinha com meia parede de azulejo

 (Rockett St George/Instagram)

Quer uma ideia diferente do trivial? Aposte me uma paginação de formato orgânico como esta. Aqui, o revestimento em formato de losango recobre o piso e sobe até metade da parede.

 

Inspiração art déco

Espaço gourmet com parede revestida de azulejos coloridos Projeto de Bianchi & Lima

Projeto de Bianchi & Lima (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Para esta área gourmet, as arquitetas apostaram em um revestimento colorido com tons pastel e desenhos que lembram ilustrações no estilo art déco. O resultado é uma decoração leve e aconchegante.

 

Preto e branco

Cozinha com azulejos em preto e branco

 (Mineral Tiles/Casa.com.br)

Esta cozinha prova que combinações clássicas também podem surpreender. Com uma estampa geométrica, os revestimentos criam um efeito interessante no backsplash.

 

Neutro e charmoso

Cozinha com armários de madeira clara e azulejos cinza Projeto de Adriana Favano

Projeto de Adriana Favano (Thiago Travesso/Casa.com.br)

Para que não abre mão de um visual neutro, esta ideia pode ser inspiradora. Aqui, a profissional usou um patchwork de azulejos estampados para recobrir a parede da cozinha gorumet.

 

Com bolinhas

Cozinha com armários de madeira clara e azulejo de bolinhas

 (Max Humphrey/Instagram)

Neutra, mas sem perder a graça, esta cozinha esbanja charme com o revestimento branco decorado com bolinhas. Encomendar azulejos com pintura artesanal também pode ser uma boa para revestir esse trecho da cozinha.

 

Rosa delicado

Cozinha com armários azuis e azulejo rosa

 (The House that Lars Built/Instagram)

Nesta cozinha, a ideia foi fazer um tom sobre tom na parede mesclando tinta e revestimentos cerâmicos. Para completar o visual delicado, entrou em cena os armários baixos azuis. No alto, somente prateleiras.

 

Vermelho marcante

cozinha com azulejos vermelhos Cozinha com revestimento Arco Pente Vermelho, da Eliane

Cozinha com revestimento Arco Pente Vermelho, da Eliane (divulgação/Casa.com.br)

Quem gosta de um visual marcante vai gostar desta cozinha de armários brancos. Aqui, quem brilha são os revestimentos em alto relevo num tom vermelho queimado.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.