Casa Created with Sketch.

Marcenaria: dicas e tendências para planejar os móveis da casa

Um bom desenho usa os espaços existentes de um jeito mais inteligente para tornar o seu dia mais prático

Está procurando dicas de marcenaria para desenhar os seus móveis planejados? Os projetos arquitetônicos com soluções criativas podem facilitar a rotina das pessoas que irão utilizá-los, segundo a arquiteta Danyela Corrêa.

Este balcão, projetado por Danyela Corrêa, tem espaço para acomodar diversos itens necessários para a casa

Este balcão, projetado por Danyela Corrêa, tem espaço para acomodar diversos itens necessários para a casa (Danyela Corrêa Arquitetura/Casa.com.br)

Este ano, muitas pessoas começaram a trabalhar em casa, e, por isso, surgiu a necessidade de montar ou adaptar um ambiente para criar um escritório. “Com a família toda dividindo os mesmos espaços por mais tempo, indico os móveis multiuso, que têm diversas funcionalidades e se adaptam a qualquer espaço”, conta.

Parece, mas não é

Materiais como o MDF, que imitam a textura e cores de pedras, aço, palha e granilite, estão entre as inovações que trazem novas possibilidades de relacionar a decoração com a mobília, conta a profissional.

Danyela diz que algo muito pedido recentemente em projetos de marcenaria são as combinações de cores em um mesmo ambiente. “Antes, boa parte dos móveis planejados eram encomendados com tons neutros, como o branco. Hoje, o maximalismo também está sendo considerado, unindo as cores sóbrias e vibrantes”.

Até mesmo o espaço aéreo foi aproveitado neste apartamento

Até mesmo o espaço aéreo foi aproveitado neste apartamento (Gustavo Awad Fotografia/Danyela Corrêa Arquitetura/Casa.com.br)

Os puxadores e revestimentos dos móveis, porém, estão seguindo o caminho contrário, sendo substituídos por cavas e madeiras mais claras. “Além de muita iluminação de efeito e armários suspensos que tornam os quartos mais aconchegantes e usuais”, pontua.

Considerando as medidas de cada ambiente, arquitetos e designers de interiores usam ferragens modernas para portas e gavetas, que permitem que elas sejam recolhidas – abrindo espaço para a circulação e passagem no cômodo. Na parte interna de armários, os divisores e suportes auxiliam na organização e otimizam os espaços.

Um bom projeto é essencial

Das casas maiores menores às maiores, um bom projeto arquitetônico pode trazer praticidade mesmo com pouca verba, afirma a arquiteta, explicando que é importante prestar a atenção nas especificações técnicas dos fabricantes dos materiais.

O quarto da bebê também ganhou um armário planejado

O quarto da bebê também ganhou um armário planejado (Danyela Corrêa Arquitetura/Casa.com.br)

Em um projeto já existente, trocar o acabamento de portas e armários é algo relativamente fácil, por exemplo. “Mas isso depende de como o móvel foi construído. Em relação às ferragens especiais, há divisores e suportes especiais quase sempre podem ser adaptados”. Confira também diversos projetos arquitetônicos que utilizam boas soluções de marcenaria.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.