As melhores lojas de SP para paisagistas, por Juliana Freitas
Antes mesmo de se graduar arquiteta, ela já havia se apaixonado pelas plantas. Em seus projetos, as espécies aparecem acompanhadas de vasos e móveis escolhidos a dedo

Mercadão verde
Com 1199 estandes e 4,5 mil toneladas de plantas comercializadas por mês, a Feira de Flores da Ceagesp concentra a base do paisagismo na cidade. “Isso é bom devido à ampla opção de fornecedores. Por outro lado, pode dificultar a variedade da oferta, já que a maioria vende as mesmas mudas sazonais.” Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946. Tel. (11) 3643-3700.
Formas esculturais
“No caso de modelos ornamentais, eu sempre procuro o tropical Plantas. O dono, Junior Pompeu, é um grande entendedor de palmeiras, de todos os tamanhos.” A matriz fica em Limeira, no interior de São Paulo, porém se encontra facilmente a empresa num corner da Ceagesp, às terças e sextas-feiras. Endereço: Boxes 31 e 32 A, coluna 60. Tel. (19) 3442-5065.
Oriente à vista
“Costumo resolver minha vida na l’oeil. Além de vasos, achados ali de qualquer dimensão, uso almofadas, banquinhos e luminárias como complemento nos projetos.” Autoridade em decoração oriental, a loja importa produtos da Ásia, a exemplo das cerâmicas que vêm do Vietnã e da China. Endereço: Praça Benedito Calixto, 182. Tel. (11) 3897-8787.
Mobiliário resistente
Desde que estudaram arquitetura juntas, Juliana e a designer Amélia Tarozzo firmaram uma parceria. “Gosto de como seus móveis e as plantas se integram. Utilizo as peças para área externa, tratadas com verniz náutico.” A poltrona Marimba, de cumaru e ripas mistas, é uma delas. Endereço: Rua Bagé, 268. Tel. (11) 99980-9978.
