4 projetos de Zaha Hadid que serão inaugurados em 2016

Salerno, na Itália, acaba de ganhar um terminal de navios assinado pela arquiteta iraquiana. É o primeiro projeto dela inaugurado após a morte

Por Texto: Marcel Antonio Atualizado em 15 dez 2016, 12h31 - Publicado em 26 abr 2016, 14h07

Zaha Hadid, arquiteta iraquiana-britânica falecida no dia 31 de março, foi uma das mulheres mais respeitadas da arquitetura do século XX e, em diversos países, deixou sua marca impressa em edifícios angulares e na moda. A morte fez com que ela não conseguisse concluir 36 projetos que seu escritório tocava em 21 países. Desses, um foi inaugurado nesta semana em Salerno, na Itália; três serão apresentados ainda em 2016. Apresentamos detalhes e curiosidades desses trabalhos e uma entrevista emocionante com um amigo um brasileiro, o arquiteto Antonio de Campos, que conviveu com ela por mais de duas décadas.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=kgOYi53o4T8%5D

1. Terminal Marítimo de Salerno. Inaugurado ontem em Salerno, em uma cidade italiana com 133 mil habitantes, esse novo terminal de navios é em concreto e sua arquitetura imita o movimento das ondas marítimas inclinadas e sinuosas. A ideia é que, vista do horizonte, a construção se confunda com o próprio mar. Vencedor de um concurso em 2000, o trabalho é a primeiro inaugurado após a morte da profissional.

1-predio-zaha-hadid

2. Port House, em Antuérpia, na Bélgica. Tido como o segundo maior porto da Europa, o Port House tem mais de 12 quilômetros de cais e recebe mais de 15 mil navios todo ano. A arquiteta iraquiana teve o desafio de modernizar o espaço, reaproveitando áreas abandonadas, criado um ambiente confortável para seus mais de 500 funcionários e otimizando ainda mais as áreas de chegadas e partidas. O resultado é um edifício geométrico e de acordo com o estilo da profissional. A previsão é que seja inaugurado em setembro.

Continua após a publicidade

2-predio-zaha-hadid

3. King Abdullah Petroleum Studies and Research Center (KAPSARC), em Riade, na Arábia Saudita. Zaha está construindo a sede da organização sem fins lucrativos com filiais em vários países do mundo e que tem como objetivo estudar soluções de energia mais sustentáveis. Como não poderia deixar de ser, o prédio, que lembra uma grande folha de árvore, usa materiais e procedimentos que também são menos poluentes. O objetivo é que seja aberto em outubro.

3-predio-zaha-hadid

4. Galeria de Matemática do Museu de Ciência, em Londres, na Inglaterra. O último trabalho de Zaha Hadid que deve ser inaugurado em 2016 é essa construção moderna e que deve ser aberta ao público em dezembro. O espaço, um dos recantos preferidos por estudiosos das Ciências Exatas, chama atenção pela arquitetura angula, uma das marcas da iraquiana. As formas, segundo a profissional, foram determinadas a partir de equações matemáticas famosas.

4-predio-zaha-hadid

 

Continua após a publicidade

Publicidade