Imagem Blog

Pequenos espaços, grandes ideias

Por Coluna
Elaine Gonzalez está à frente do escritório UMM Arquitetura. Hoje é colunista de arquitetura e decoração no programa É de Casa, da Rede Globo. Aqui, ela dá dicas e soluções para resolver os problemas dos espaços pequenos.
Continua após publicidade

Quarto infantil: como acomodar dois irmãos em espaços pequenos

Confira dicas para acomodar área para dormir, para brincar e para estudar para dois em ambientes enxutos

Por Elaine Gonzalez
Atualizado em 1 ago 2018, 18h12 - Publicado em 1 ago 2018, 18h00
Cama em quarto infantil
(Rafael Renzo/UMM Arquitetura de Interiores)

Quartos infantis precisam acomodar muita coisa, ainda mais quando as crianças vão crescendo. É espaço para dormir, para brincar, para estudar… E também muito espaço para armazenar tudo! Como fazer quando a metragem do cômodo é pequena e, além de tudo, é preciso acomodar irmãos? Costumo dizer que o maior desafio é manter a individualidade de cada um e ensiná-los a aprender a compartilhar além dos móveis, os momentos.

Cama em quarto infantil
(Divulgação/UMM Arquitetura de Interiores)

Na decoração, alguns truques podem ajudar muito. Armários com portas de correr melhoram a circulação do ambiente. Para deixar espaço para cada um ter suas coisas, vale estabelecer um lado ou aplicar adesivos com as iniciais das crianças em gavetas e prateleiras. Assim, cada irmão fica responsável por sua área.

Cama em quarto infantil
(Rafael Renzo/UMM Arquitetura de Interiores)

A beliche acaba sendo uma ótima solução, liberando espaço. Algumas possuem até bicama, tornando possível receber um amigo. Uma sugestão: crie cabanas na parte superior, em uma das extremidades, e inclua uma cortina na cama inferior. Tudo isso irá garantir uma atmosfera descolada mantendo a privacidade de cada um, inclusive na hora de dormir. Caso eles tenham horários diferentes para se deitar, é possível fixar luminárias em led em forma de fios com bolinhas em cada cama. Além de uma iluminação agradável, elas dão mais charme ao décor.

Armário quarto infantil
(Divulgação/UMM Arquitetura de Interiores)

A escrivaninha pode ser compartilhada, mas sugiro que cada um tenha seu horário para estudo. Deixar gaveteiros volantes individuais são uma ótima pedida, ficam sob a bancada sem ocupar espaço e a criança que for estudar naquele momento deixa a sua peça ao lado, permitindo que a superfície fique livre para apoiar livros e outros acessórios.

 

Siga Casa.com.br no Instagram

Publicidade