Canto de lazer: anexo tem churrasqueira, forno de pizza e sauna
Em plena serra fluminense, o pavilhão vazado é reduto de descontração da família
Por Joana L. Baracuhy
Atualizado em 9 set 2021, 12h28 - Publicado em 5 out 2017, 18h05
Pilares e vigas (5 x 15 cm) de cumaru definem
a estrutura do anexo. Na junção entre
essas peças, adotaram-se conexões metálicas
em forma de U, garantia de estabilidade. O trabalho teve ainda projeto de estruturas (Rodrigo Affonso) e de iluminação (Maneco Quinderé). A construção coube a Aleandro Souza da Silva e a serralheria a Robson Rodrigues.
(Divulgação/Andre Nazareth)
Continua após publicidade
Toda sexta-feira à tarde, a empresária Lina Castelo Branco, sócia do escritório carioca que leva o nome do irmão, o light designer Maneco Quinderé, corre para percorrer a estrada até o Vale das Videiras, vilarejo na serra fluminense. É ali que fica seu paraíso particular, uma casa gostosa, antiga, que vem reformando devagar.
A cobertura, levemente inclinada, emprega telha trapezoidal de aço galvalume natural com camada de material que ameniza as temperaturas internas e o ruído da chuva. “O fornecedor é de um vilarejo próximo”, conta Caio. (Divulgação/Andre Nazareth)
Incentivada pelos filhos, resolveu erguer, ao lado, um anexo de 121 metros quadrados com churrasqueira, forno de pizza e sauna. “Tenho quatro filhos e um deles é chef. Achei que valia a pena investir em uma área de lazer bacana”, diz.
Os armários foram executados com chapa metálica pintada de epóxi cinza-chumbo, assim como as chaminés do forno, fogão à lenha e da churrasqueira. “Ferro, cimento, tijolo e madeira desenham todo o projeto”, revela Caio. (Divulgação/Andre Nazareth)
Continua após a publicidade
Para pensar o projeto, convocou os integrantes do gru.a (grupo de arquitetos), Caio Calafate, Pedro Varella, Sergio Garcia-Gasco e André Cavendish, que desenharam um pavilhão vazado, de visual contemporâneo. “É, basicamente, um mirante com cobertura para curtir o vale”, conclui Caio.
1/4 Pilares e vigas (5 x 15 cm) de cumaru definem a estrutura do anexo. Na junção entre essas peças, adotaram-se conexões metálicas em forma de U, garantia de estabilidade. (Divulgação/Andre Nazareth)
2/4 Nos fundos, um bloco de alvenaria estrutural feita com tijolos maciços (9 x 18 x 5 cm, da Construvale) contém a sauna, cuja porta foi dotada de um visor redondo de vidro (20 cm). (Divulgação/Andre Nazareth)
3/4 Lambris de cedro-vermelho (ripas de 5 cm de largura e 1,5 cm de espessura), presos em sarrafos (fixados na horizontal e a 35 cm uns dos outros) dão acabamento ao recheio de lã de rocha, isolante térmica. O vidro é laminado (15 mm). (Divulgação/Andre Nazareth)
4/4 Moldada na obra com cimento, a bancada (1 x 2 m) embute a máquina de lavar louça e um frigobar. O tom cinzento da mistura, neutro, é o mesmo aplicado no piso, que ainda se mescla com o deck de réguas de cumaru. (Divulgação/Andre Nazareth)