Visita guiada: casa no Uruguai tem ampla vista para o exterior
Feita de madeira e com conceitos ecologicamente corretos, a casa foi projetada pela arquiteta Rosario Talevi para sua mãe
Para um arquiteto que está trabalhando em seu primeiro projeto, como é o caso da argentina Rosario Talevi, é comum querer empregar todo o aprendizado de anos de uma vez. No entanto, algumas restrições orçamentárias, geográficas e de materiais restringem esse ímpeto. Nesta construção, havia ainda outro desafio: o cliente era a própria mãe da arquiteta.
O projeto está em curso desde 2011 e fica na costa sudeste do Uruguai, em uma área que era dividida por La Pedrera e Punta Rubia. A casa fica isolada, mas tem acesso a amplas vistas da paisagem ao redor e continuará tendo no futuro mesmo que novas construções apareçam ao redor.
O plano original era que o local se tornasse um resort urbano em 1930, mas nunca se materializou.
A estrutura da construção é em madeira disponível localmente, o que mantém os custos baixos e tem característica ecologicamente apropriada. A água vem de um poço natural e é aquecida utilizando energia solar. Durante o inverno, a lareira aquece toda a casa, eliminando qualquer necessidade de aquecimento adicional.
A luz natural invade o local graças à escadaria cercada por um material translúcido. O primeiro nível da casa fica dois metros acima do solo, com espaço para cozinha e sala de estar. No andar de cima, há dois quartos e um deck e um terraço no nível acima.
“Enquanto eu projetava a Casa Abierta, me tornei oficialmente uma arquiteta. Foi uma experiência completamente pessoal, minha obra prima e um projeto de família. Ela também desafiou tudo o que eu tinha aprendido durante meus anos como estudante. Foi um processo de tentativa e erro que testou meus conhecimentos, crenças e referências”, a arquiteta disse ao Arch Daily, que publicou o projeto. Confira mais imagens abaixo: