Tons neutros de beges e madeira criam atmosfera atemporal em apê de 70 m²
O projeto do escritório Hiago Santos Arquitetura criou uma nova suíte e um lavabo. A seleção de móveis brasileiros de design completam a decoração:

Um empresário e sua filha médica já moravam neste apartamento de 70 m², na Barra da Tijuca (RJ), quando decidiram encomendar ao escritório Hiago Santos Arquitetura um projeto de reforma geral, incluindo a decoração (integralmente nova) de todos os cômodos.

O interesse pela reforma partiu do pai como uma forma de celebrar a recente colação de grau da filha. “Ele queria deixar o apartamento com a cara dela. Mas ambos estavam cansados da decoração existente datada, a cozinha fechada e apertada e, principalmente, a falta de privacidade da filha, que não tinha uma suíte própria”, diz o arquiteto.

Com a reforma, o apartamento que, originalmente, tinha uma suíte e um dormitório passou a contar com duas suítes. Além disso, uma parte do banheiro social foi transformada em lavabo e outra parte foi incorporada à sala para ampliar a área de convivência.

Segundo Hiago, o conceito do projeto buscou criar um apartamento contemporâneo, funcional e aconchegante, com decoração leve e minimalista, composta de poucas e boas peças dispostas de forma estratégica em cada espaço.
A predominância de materiais naturais, especialmente a madeira e a pedra, trouxe uma atmosfera mais calorosa e tátil, em contraponto ao piso frio de porcelanato cinza claro.

O arquiteto priorizou móveis atemporais, com destaque para algumas criações brasileiras de design assinado na área de convivência. São exemplos a poltrona Anette, do Jorge Zalszupin, o banco Mocho, do Sergio Rodrigues, a mesa de centro aramada C41, do Marcus Ferreira, e as banquetas altas Gravatá, do Guilherme Wentz. Já o par de mesas de centro Mush (em vidro transparente), as luminárias pendentes Nutt e a mesa de apoio Jardim são assinadas pelo designer Jader Almeida.

A paleta cromática é composta de tons neutros, quentes e naturais, como beges, amadeirados, cinza claro e off-white, com toques de verde oliva nas cadeiras de jantar, em uma parte do armário superior da cozinha e na parede do lavabo. Enquanto as marcenarias em folha natural de Carvalho Americano trazem sensação de aconchego, os tons neutros e claros dos revestimentos, tecidos e mobiliários acrescentam sofisticação e amplitude visual.

“O maior desafio deste projeto criar duas suítes completas e confortáveis dentro de um apartamento relativamente compacto, de 70 m², e manter a funcionalidade e beleza da cozinha, mesmo aberta para a sala, com todos os eletros solicitados pelo cliente”, conclui o arquiteto Hiago Santos.