Soluções sustentáveis e vistas exuberantes marcam casa na serra
Projeto de Viviane Cunha
A arquiteta Viviane Cunha projetou esta casa localizada em São Pedro da Serra, em Nova Friburgo (na Região Serrana do Rio), para uma mulher de 86 anos que conheceu a região durante a pandemia.
Naquele momento, ela e a filha alugaram duas casas, próximas uma à outra, onde moraram por meses. Passado aquele período conturbado, elas resolveram comprar dois terrenos, lado a lado, para construir, cada uma, um refúgio para os fins de semana.
“O que ela mais queria era se sentir junto à natureza. E este terreno tem uma vista linda para um vale, onde posicionamos as aberturas da sala e do quarto principal”, conta Viviane.
Para que essa ligação com a natureza se tornasse uma experiência sensorial ainda mais rica, a profissional criou uma varanda que circunda esses ambientes funcionando quase como um “trampolim” para a paisagem.
“Como a moradora tem mobilidade reduzida e não pode explorar o exterior a pé com muita frequência, projetamos a varanda com grande profundidade. Assim, ela pode aproveitar o espaço tanto nos dias de sol (com direito à visita dos passarinhos pela manhã), como em momentos de chuva forte”, explica a arquiteta.
Mas o coração da casa é, sem dúvida, a sala. Como a residente adora receber amigos e familiares para almoços informais, era essencial que o espaço fosse todo integrado e vibrante.
Essa área social ganhou, na fachada, grandes painéis de vidro que permitem apreciar, de qualquer lugar em que se esteja, as belas paisagens do exterior.
Para os dias frios, uma lareira transforma o ambiente no espaço ideal para assistir um filme. A peça também chama atenção por sua arquitetura: uma caixa de concreto que se estende para o exterior e pode servir tanto para abrigar lenha, quanto objetos decorativos (na parte interna) ou os sapatos dos visitantes (na externa).
Com 120 m² e dois quartos, a casa foi construída em estrutura metálica e seu projeto levou em consideração questões de acessibilidade e sustentabilidade, como a largura das portas, os revestimentos com certificações ambientais e o uso quase exclusivo de energia solar – inclusive para o aquecimento da água.
Na arquitetura, materiais naturais, como a madeira usada no teto da área social e no piso dos quartos, foram aplicados. Além de elementos em concreto aparente e do vidro que traz uma transparência entre interior e exterior.
Confira todas as fotos: