Continua após publicidade

Sofá retrátil verde é destaque na sala de estar deste apartamento de 67 m²

A arquiteta Juliana Miranda concebeu um layout mais fluido, que facilitou a circulação, e dispôs a TV de forma que ela possa ser vista de toda a sala.

Por Ana Harada
31 mar 2024, 13h00
Sofá retrátil verde é destaque na sala de estar deste apartamento de 67 m². Projeto de Ju Miranda. Na foto, cozinha integrada, marcenaria branca, bancada preta, sofá verde na sala.
 (Renan Soares/Casa.com.br)
Continua após publicidade

Acostumado a desfrutar da amplitude de uma casa a vida toda, mas com um novo ritmo de vida, aliado na busca por mais segurança, o morador deste apartamento procurou a arquiteta Ju Miranda para transformar seu novo imóvel de 67 m² em um verdadeiro refúgio, que atendesse suas necessidades, combinado soluções inteligentes com toques de conforto.

Sofá retrátil verde é destaque na sala de estar deste apartamento de 67 m². Projeto de Ju Miranda. Na foto, sala de estar e jantar integradas, espelho, parede cinza, corredor para área íntima.
(Renan Soares/Casa.com.br)

A rotina corrida e uma agenda repleta de viagens foram fatores importantes para essa transição definitiva, então era necessário que cada detalhe da reforma fosse pensado estrategicamente por um profissional especializado. Desde um layout mais fluido que facilitasse a circulação, até a disposição da TV que pudesse ser vista de qualquer ângulo da área social, já que o cliente adora jogos de futebol.

Sofá retrátil verde é destaque na sala de estar deste apartamento de 67 m². Projeto de Ju Miranda. Na foto, sala de estar integrada com cozinha, sofá verde, hall de entrada verde, sala de jantar com mesa com tampo de vidro.
(Renan Soares/Casa.com.br)

O primeiro passo foi integrar toda a área social, retirando a parede entre a cozinha e a sala, a porta da lavanderia e a esquadria da varanda. Mesmo não tendo o hábito de receber visitas, queria que o espaço oferecesse conforto aos amigos de uma forma mais flexível.

Continua após a publicidade
Sofá retrátil verde é destaque na sala de estar deste apartamento de 67 m². Projeto de Ju Miranda. Na foto, sala de estar, tv, parede cinza, sofá verde, prateleira branca. Banco fixo de madeira.
(Renan Soares/Casa.com.br)

Então a arquiteta optou por fazer um banco em L que pega a sala e a varanda, e tem função visual, decorativa na parte interna e banco com futon na parte externa.

Sofá retrátil verde é destaque na sala de estar deste apartamento de 67 m². Projeto de Ju Miranda. Na foto, varanda fechada com vidro, banco fixo de madeira, futon, mesa com tampo de vidro, plantas.
(Renan Soares/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Mas que em dia com mais pessoas do que o esperado, possa se tornar um grande banco para acomodações.

Sofá retrátil verde é destaque na sala de estar deste apartamento de 67 m². Projeto de Ju Miranda. Na foto, sala de estar, tv, parede cinza, sofá verde, prateleira branca.
(Renan Soares/Casa.com.br)

A decisão das cores que seriam utilizadas no imóvel não teve mistério, o cliente queria tons sóbrios, mas com potencial no verde, que é a cor do seu time do coração. Também pediu um sofá retrátil, confortável, para os poucos momentos que dispõe de descanso. Tudo pensado com harmonia e funcionalidade.

Continua após a publicidade
Sofá retrátil verde é destaque na sala de estar deste apartamento de 67 m². Projeto de Ju Miranda. Na foto, home office, persiana.
(Renan Soares/Casa.com.br)

Como o apartamento possui dois quartos, um deles foi transformado em um closet e abrigou um canto para o home office. O outro quarto teve que ser pensado estrategicamente para receber a cama do cliente, já que a posição sugerida pela construtora não favorecia o espaço, deixando-o muito estreito na circulação.

Sofá retrátil verde é destaque na sala de estar deste apartamento de 67 m². Projeto de Ju Miranda. Na foto, quarto com cama de casal, cortina e cabeceira cinza.
(Renan Soares/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

A arquiteta então teve a ideia de acomodá-la com uma cabeceira de 15 cm de largura na parede da janela, que além de proporcionar uma estética mais bonita e favorecer a circulação, ainda abrigou a cortina que desce um pouco abaixo da altura da cabeceira, facilitando sua abertura com praticidade e elegância.

Veja mais fotos abaixo:

Publicidade