Ripas no teto e jardim vertical marcam a área social deste apê de 68m²
Priscila e Bernardo Tressino, à frente do PB Arquitetura, também incluíram um espaço especial para o teclado do casal dos moradores neste projeto
Localizado em São Caetano do Sul, na região do Grande ABC (SP), este apartamento de 68 m² é o novo lar de um casal recém-casado, que chamou os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, à frente do PB Arquitetura, para criar um lar prático para essa nova fase da vida.
Logo ao entrar no imóvel, as paredes revestidas com um painel de MDF amadeirado ripado, que vai do piso ao teto, chama a atenção: a solução foi feita para ocultar algumas irregularidades na parede e contribuiu no desafio de ocultar os quadros de rede e energia elétrica.
Luzes embutidas no forro valorizam os materiais. “Usamos um perfil de alumínio embutido para uma fita de 3000 K e acabamento difusor, resultando em uma iluminação intimista e eficiente para os momentos de refeições”, conta Bernardo.
No jantar, o canto alemão acomoda confortavelmente os convidados: combinando cadeiras e o banco baú, a estrutura adiciona mais um espaço para o casal guardar livros e demais objetos da cozinha.
A sala foi integrada à varanda e o novo espaço social ganhou lareira, parede verde e espaço para o teclado. A lareira é um destaque à parte: de modelo ecológico, é revestida por uma lâmina ultracompacta, semelhante ao mármore carrara.
Já as plantas como a avenca e renda portuguesa são preservadas e tem paisagismo assinado por Priscila Tressino. “Lembrando que esse tipo de planta nada mais é do que espécies naturais que passaram por um processo químico de conservação e tingimento. Com aparência muito real, exigem pouca manutenção, mantendo durabilidade, beleza e funcionalidade sem exigir cuidados diários”, explicam os profissionais.
A cozinha recebeu uma ilha bem próxima da mesa de jantar, que foi revestida de quartzo branco. Multifuncional, a bancada abriga o cooktop por indução e ainda serve como apoio nas ocasiões em que recebem seus convidados.
A torre quente com forno elétrico e micro-ondas também deixou a estrutura muito organizada e o backsplash foi revestido com cerâmica em alto relevo para adicionar textura e dinamismo.
Já o quarto ganhou cabeceira estofada, espelho na para parede para dar amplitude e um home office/penteadeira embutida na marcenaria. E, como não havia um espaço suficiente para a instalação de uma TV, a solução foi recorrer ao projetor e ao telão.
“Começamos pela escolha do projetor certo, que deve ter infraestrutura de áudio e vídeo, como o cabo HDMI e receiver para as caixas de som embutidas no forro de gesso”, descreve Bernardo.
Na parede do banheiro, cerâmicas com relevo parecem ripas de madeira. O box vai até o teto e contribui para a sensação de “spa”, além de reter melhor o calor e propiciar o conforto térmico, principalmente no inverno.
Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo!