Casa Created with Sketch.

Relax à beira d’água: moradia em Florianópolis se abre para a lagoa

O terreno oferecia algo inestimável: a proximidade da lagoa da Conceição. Motivo para justificar a transformação de um antigo complexo em moradia voltada para o lazer.

Quem vê esta casa ampla, completamente integrada à natureza, não imagina que ela surgiu de um mero anexo de lazer da construção principal, situada no terreno ao lado. Anos depois, incorporou novos blocos isolados e uma piscina para abrigar uma mostra de decoração. Até que, em 2008, a família resolveu transformá-la de fato em moradia, resgatando sua vocação original: a ênfase no viver bem. A tarefa coube às arquitetas Márcia Barbieri e Tatiana Voigdlener, de Florianópolis, que lidaram com o desafio de conferir ao conjunto unidade visual e conforto digno de uma habitação. O trabalho começou por uma avaliação das diversas partes do complexo, ao fim da qual se decidiu manter fundações e estruturas e refazer todo o restante. A localização das edificações existentes foi preservada na renovação – os vários blocos apenas ganharam outro uso, além de complementos para maior integração. Formaram-se duas alas principais: ambientes sociais, cozinha e lavabo, no lugar de uma antiga churrasqueira, e o lof do casal, com escritório no mezanino, que foi reforçado com vigas metálicas. Para ligar esses núcleos, fez-se um corredor envidraçado. Do lado de fora, um amplo deck é palco para festas e fins de semana entre amigos. Tudo aberto e, claro, pertinho da lagoa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s