Reforme a edícula ou construa um bangalô
Para conseguir mais espaço em casa, a solução pode estar nos fundos do terreno
Selecionamos duas soluções especiais para você conquistar mais espaço em sua casa: transformar a edícula num espaço multiúso ou construir um bangalô para relaxar. Basta olhar para o fundo do terreno e estudar o seu caso. Se preferir, outras opções são montar um belo jardim ou investir em uma confortável área de lazer.
Edícula vira espaço multiúso
Antes mal aproveitada, esta edícula térrea ganhou múltiplas funções depois da reforma proposta pelo escritório de arquitetura Contrera e Biarari, de Santo André, SP. Com a mudança, a construção conquistou um segundo piso e teve sua metragem ampliada de 13 para 37 m². “Para suportar o peso extra sobre a laje, a estrutura foi reforçada com quatro novos pilares de concreto colocados nas extremidades da edícula”, diz o arquiteto Marcos Biarari. Uma escada caracol dá acesso ao piso de cima. Feita de ferro, ela requer alguns cuidados: “Deve receber pintura epóxi, que oferece resistência e durabilidade, e manutenção sempre que apresentar desgastes”, orienta o arquiteto.
Um bangalô para relaxar
Localizado nos fundos do terreno, este bangalô está apoiado sobre uma base de alvenaria de 36 cm de altura e 20 cm recuada em relação o piso, um deque de cumaru. A estrutura emprega eucalipto tratado em autoclave. “Esse tratamento protege a madeira de ataques de fungos e cupins por dez anos”, revelam os arquitetos paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo, do escritório Folha Paisagismo, de São Paulo. Um trecho da cobertura foi fechado com placas de vidro, fixadas em perfis de alumínio sobre o pergolado. A inclinação para trás garante o escoamento da água da chuva. Na outra metade, os arquitetos utilizaram piaçava (veja o detalhe). Espécies tropicais de folhas largas dão privacidade ao bangalô.