Reforma total moderniza apartamento de 313 m² e mantém memórias afetivas do proprietário
Localizado na Vila Mariana (SP), imóvel teve layout, estrutura e acabamentos reformulados

Originalmente lar dos pais do proprietário, o apartamento localizado na Vila Mariana, bairro da cidade de São Paulo, foi completamente reformado para atender às necessidades de sua jovem família, formada pelo casal e suas duas filhas pequenas. As arquitetas Simone Saccab e Lara Japiassú, do escritório Si Saccab Arquitetura, foram as responsáveis pelo projeto, com engenharia da AO Construtora.

A primeira grande transformação foi feita na planta do imóvel de 313 m². Com layout desatualizado e inadequado para os desejos dos moradores, ele recebeu nova configuração a partir da demolição de todas as paredes e da redistribuição dos ambientes. Além disso, a integração dos espaços foi essencial para contornar as limitações estruturais, aproveitando vigas e pilares existentes como elementos visuais.
A nova planta foi pensada para oferecer funcionalidade e conforto à família, mantendo no pavimento inferior as áreas sociais, a cozinha, a lavanderia e uma suíte multiuso, atualmente utilizada como brinquedoteca e projetada para se tornar um quarto de hóspedes, no futuro.

Já o pavimento superior recebeu um home office, uma mini copa e três suítes. Entre elas, destaca-se a suíte master, com dois closets generosos e amplo espaço principal, que abriga uma cama king size.

As suítes das filhas, por sua vez, foram pensadas para o presente e para o futuro das crianças. Projetadas como um grande ambiente integrado, com duas portas de entrada, dois banheiros, armários em ambos os lados e circuitos de iluminação separados, elas atendem às necessidades atuais das crianças, que compartilham o espaço, ao mesmo tempo em que permitem a separação dos dormitórios no futuro. Para isso, bastará a instalação de uma parede de drywall para criar dois quartos individuais, com privacidade e funcionalidade preservadas.
A marcenaria com tons neutros e detalhes em rosa, azul e amarelo, combinada com o papel de parede lúdico, cria um ambiente charmoso, clean e aconchegante para as crianças aproveitarem sua infância com conforto.

A proposta seguiu premissas como contemporaneidade, funcionalidade e integração. A paleta de cores neutras, com destaque para o cinza do piso, foi enriquecida com tons terrosos e materiais como madeira, cimento e couro. A iluminação natural foi valorizada pelas novas esquadrias, e texturas diferentes, como painéis ripados e forro vinílico que imita madeira, conferem harmonia e sofisticação aos espaços.
A escada, elemento central no projeto, foi reposicionada e desenhada como peça escultórica, atendendo ao desejo dos proprietários por um design moderno e impactante.
Na área social, living, jantar e home theater foram integrados, criando uma sensação de amplitude. Uma porta camarão permite separar os ambientes quando necessário, proporcionando mais privacidade no uso dos espaços.
O gourmet, planejado como o espaço mais utilizado nos finais de semana, traduz a paixão dos proprietários por culinária e por convivência. Com uma grande churrasqueira Viking, bancada de porcelanato e ampla ilha central, o ambiente foi projetado para receber amigos e familiares com conforto e elegância.

Nenhuma característica original do imóvel foi mantida (toda a elétrica e a hidráulica também foram substituídas), mas a história da família mantém-se em evidencia pelas obras de arte que decoram os ambientes. Herdadas do avô materno do proprietário, um renomado pintor abstracionista brasileiro, essas peças foram harmonizadas com obras contemporâneas, conferindo ao apartamento o charme de uma galeria de arte.
Assim, o apartamento traduz a essência dos moradores: um espaço amplo, funcional e convidativo, com ares de casa e vista privilegiada da cidade.
Veja todas as fotos na galeria abaixo:






