Continua após publicidade

Reforma integra duas varandas para criar área gourmet e ampliar cozinha

O projeto de Carolina Gava utiliza marcenaria em tons claros combinados à tons de cinza, off-white e verde.

Por Editado por Ana Harada
4 jul 2024, 19h00

Este apartamento foi reformado pela arquiteta Carolina Gava para receber os novos moradores, um casal com uma neném.

Reforma integra duas varandas para criar área gourmet e ampliar cozinha. Projeto de Carolina Gava. Na foto, quarto, cabeceira estofada de couro.
(Carolina Mossin Fotografia/Divulgação)

Entre as principais modificações na planta original da construtora, as três suítes originais foram transformadas em duas para criar uma suíte mais espaçosa para o casal, com direito a closet. Um banheiro foi demolido e seu espaço foi incorporado ao quarto do bebê (para abrigar um armário) e à entrada do apartamento (para abrigar um louceiro).

Reforma integra duas varandas para criar área gourmet e ampliar cozinha. Projeto de Carolina Gava. Na foto, sala de estar minimalista, rack.
(Carolina Mossin Fotografia/Divulgação)

Já a sala contava com duas varandas, que foram fechadas com vidro e integradas ao setor social, permitindo ampliar a cozinha e criar um espaço gourmet, de um lado, e, do lado oposto, instalar a sala de tv, com uma porta de correr ao fundo (mimetizada no painel de madeira), que dá acesso à uma varanda privativa. “Como o cliente adora cozinhar nos finais de semana, demos uma atenção especial à churrasqueira e à bancada central da cozinha, que conta com cervejeira e adega e também serve de apoio para aperitivos quando tem visitas em casa”, diz a arquiteta.

Reforma integra duas varandas para criar área gourmet e ampliar cozinha. Projeto de Carolina Gava. Na foto, sala de jantar integrada com cozinha.
(Carolina Mossin Fotografia/Divulgação)
Reforma integra duas varandas para criar área gourmet e ampliar cozinha. Projeto de Carolina Gava. Na foto, sala de estar, sofá branco, parede verde, luminária de parede.
(Carolina Mossin Fotografia/Divulgação)

No geral, o conceito do projeto foi pensado para um casal jovem, em busca de um lar contemporâneo, atemporal e, ao mesmo tempo, sofisticado. A base neutra do décor – composta por tons de cinza, off white e madeira clara – permitiu ousar em algumas paredes, que foram pintadas com tinta Verde Selva, da Suvinil, sem pesar visualmente nos espaços. “Usamos este verde no hall de entrada, na sala de TV e nas vigas aparentes”, revela Carolina.

Reforma integra duas varandas para criar área gourmet e ampliar cozinha. Projeto de Carolina Gava. Na foto, sala de estar, poltronas brancas.
(Carolina Mossin Fotografia/Divulgação)

Toda a marcenaria foi projetada com cavas ocultas, no lugar de puxadores aparentes, para um resultado mais clean. Por ser uma área de transição entre a cozinha e sala de TV, o estar foi delimitado por um tapete com formas orgânicas e ambientado com duas poltronas de formas arredondadas, ao invés do tradicional sofá.

Reforma integra duas varandas para criar área gourmet e ampliar cozinha. Projeto de Carolina Gava. Na foto, piso de porcelanato cinza, cozinha com marcenaria branca.
(Carolina Mossin Fotografia/Divulgação)

No quesito materiais e acabamentos, as bancadas da cozinha e da área gourmet são de quartzo branco, as marcenarias foram executadas em MDF nos padrões Linho, Cinza Sagrado e Freijó e a parede atrás da tv foi revestida com porcelanato Palazzo Turim (da Gris).

Continua após a publicidade
Reforma integra duas varandas para criar área gourmet e ampliar cozinha. Projeto de Carolina Gava. Na foto, banheiro com piso paginado em espinha de peixe.
(Carolina Mossin Fotografia/Divulgação)

“Enquanto a sala ganhou piso de porcelanato cinza e marcenaria amadeirada clara, a suíte do casal ganhou marcenaria cinza e piso em taco de madeira tauari, paginado em espinha de peixe”, finaliza a arquiteta Carolina Gava.

Confira todas as fotos na galeria abaixo:

Publicidade