Casa Created with Sketch.

Reforma integra casa dos anos 70 à área verde externa

Depois de passar por uma reforma, esta casa em Porto Alegre cresceu 100 m² e integrou-se à nova área externa sem perder as linhas modernistas originais

02-reforma-integra-casa-dos-anos-70-a-area-verde-externa

 (/)

A planta compartimentada não assustou a arquiteta Helena Karpouzas. Tampouco o visual sombrio da casa. Construída na década de 70, ela tinha um trunfo, registrado pela profissional logo em sua primeira visita ao lugar. Saltavam aos olhos a linguagem modernista, sem excessos, com telhado escondido pela platibanda, e o grande recuo frontal, de 14 m. Espaço aproveitado por ela para ampliar a nova residência de sua família sem interferir na construção preexistente e ainda criar o ensolarado jardim e a garagem. Do taciturno projeto original, sobraram apenas o piso e a laje de cobertura. O restante veio abaixo para abrir caminho aos desejos dos moradores de viver com privacidade, cercados por plantas. A reforma estabeleceu uma saudável relação entre interior e exterior – mais verde depois do paisagismo bem planejado. “É uma casa-pátio, superprotegida, com uma sequência de espaços cobertos e descobertos”, descreve Helena.

 

Medidas ampliadas

Todo o interior foi redesenhado para abrigar melhor o casal de arquitetos e os dois flhos jovens. Além de aproveitar o espaço para o jardim e a garagem, na frente, a reforma trouxe uma nova área sob medida para os dormitórios ao avançar a morada sobre os fundos do terreno, de 10 x 30 m. Aberta para os pátios internos criados com a obra, a casa ocupa bem os 300 m² do lote plano. Os profssionais deixaram apenas um respiro na lateral esquerda, onde posicionaram o corredor que dá acesso à porta principal da residência.

10-reforma-integra-casa-dos-anos-70-a-area-verde-externa

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s