Casa Created with Sketch.

Reforma em casa alagoana prioriza os ambientes sociais

A casa alagoana de Arquitetos do Brasil, projetada pela designer Fernanda Cavalcante, do CasaPRO, renova ambientes sociais para moradores receberem melhor suas visitas

13

 (/)

A casa de 300m², localizada em Arapiraca (AL), já pertencia ao casal de clientes há quatro anos e ainda não possuía as áreas de convívio social, como sala de estar, jantar e living. Para resolver o problema, resolveram chamar a designer Fernanda Cavalcante, do CasaPRO. “Eles queriam ambientes modernos e que se comunicassem com o restante da casa”, relata a designer. Houve uma preocupação em utilizar a iluminação natural já que, em Alagoas, a predominância do calor é o fator que mais interfere na hora de projetar imóveis e os profissionais sempre tentam aproveitar ao máximo essa fonte natural. “Alagoas é bem quente, todas as cidades têm temperaturas altas. Esse é um fator que deve sempre ser levado em consideração. Aqui não podem faltar aberturas para a entrada de ventilação e uma mesa grande para receber, pois adoramos receber amigos e familiares na cozinha”, explica Fernanda. Para conferir a entrevista completa e todas as informações sobre esse projeto alagoano, dê uma olhada abaixo na entrevista com a profissional de Arquitetos do Brasil.

1. Quais são suas inspirações? Em quem você se baseia para realizar os seus projetos?

 

Minha inspiração são meus clientes e seus gostos, estilos e modos de vida. Essa é minha primeira inspiração e referência para projeto. Tem uma arquiteta bem atual que trabalha muito com a parte de interiores e acompanho o trabalho dela, é a Fernanda Marques. Gosto de apreciar o trabalho dos profissionais de nosso país.

2. Qual é o fator local (referente à sua região) que interfere, ou seja, icônico na arquitetura/cultura da sua localidade?

 

Alagoas é bem quente, todas as cidades têm temperaturas altas. Esse é um fator que deve sempre ser levado em consideração e que interfere na hora de projetar.

3. O que não pode faltar na casa de um alagoano?

 

Não podem faltar aberturas para a entrada de ventilação e uma mesa grande, pois adoramos receber amigos e familiares na cozinha.

4. Como você costuma se atualizar? Através de revistas, cursos, viagens etc.? E quais são?

 

Gosto muito de revistas, tenho coleção, nem sei mais onde colocar tanta revista. Algumas delas são Casa Claudia, Arquitetura & Construção. Mas também uso muito a internet para pesquisas em geral.

5. O que compensa, ou não, em questão de materiais, importar?

 

Aqui em Alagoas temos acesso a muitos materiais novos, em termos de ambientação de interiores. Mas, como o valor ainda é muito elevado, em alguns casos o custo é amenizado quando importamos o produto. Por exemplo, o papel de parede é muitas vezes mais acessível lá fora.

6. O que frustra e te estimula na sua profissão?

 

Como designer de interiores, me frustra a não valorização da profissão aqui no meu estado, tendo sempre que atrelar o designer ao arquiteto. O que mais me estimula é transformar o sonho dos meus clientes em realidade.

7. O que todo mundo pensa quando você diz que é designer, mas não é verdade?

 

Acham que eu tenho a casa mais linda e luxuosa do mundo e que minha vida é só glamour. Mas, na realidade, trabalho bastante para conseguir meus objetivos.

8. Qual foi o último filme/livro que assistiu/leu?

 

Eu vejo dois ou três filmes por semana. Os últimos foram Êxodo e O destino de Júpiter. O último livro que li foi o Estudo de impacto de vizinhança: instrumento de garantia do direito às cidades sustentáveis, de Rogério Rocco.

9. Você é a favor da reserva técnica?

Sou a favor das coisas claras e justas. Se a loja quer bonificar o profissional por levar seus clientes nela, tudo bem. Mas que isso não se transforme em mais custos para o cliente e sim responsabilidade da loja.

 

Perguntas e respostas:

1. Niemeyer ou Lúcio Costa? Niemeyer.

2. Pudim de leite ou mousse de chocolate? Mousse de chocolate.

3. E o vento levou ou Dançando na Chuva? Dançando na Chuva.

4. Chico Buarque ou Elis Regina? Elis Regina.

5. Sushi ou pizza? Pizza.

6. Atari ou Playstation? Playstation.

7. Clarice Lispector ou Caio F. Abreu? Clarice Lispector.

8. Gato ou cachorro? Gato.

9. Android ou iOS? iOS,

10. Paris ou Milão? Paris.

perfil-reforma-em-casa-alagoana-prioriza-os-ambientes-sociais

 (/)

Fernanda Cavalcante Quentino é formada em design de interiores pelo Instituto Federal de Alagoas – IFAL em 2010, concluinte do curso de arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Mora em Arapiraca, cidade do interior de Alagoas, onde trabalha na área de projeto de interiores residenciais e comerciais. Administra um blog voltado para o mundo da decoração de interiores.

  • Perfil CasaPRO
  • E-mail: fernandacquentino@gmail.com

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.