Reforma em apartamento de Carol Macedo cria ambientes minimalistas
A reforma, que durou apenas 30 dias, foi comandada pela arquiteta Livia Quintella e pela gestora de projeto Jackie Britto.
A sala de estar e a suíte máster do apartamento de Carol Macedo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), passaram por uma reforma que transformou completamente os espaços. “Quando descobri que estava grávida, e começamos a planejar o quartinho do nosso filho, vimos que também que era hora de deixar o restante do apartamento mais com a nossa cara”, conta a atriz.
A obra foi executada em apenas 30 dias e comandada pela arquiteta Livia Quintella e a gestora de projeto Jackie Britto, permitindo o cumprimento do prazo enxuto. “A Carol participou ativamente de cada escolha de material para a reforma. Sempre atenta ao que remetesse leveza, conforto e modernidade ao projeto”, conta Jackie.
O imóvel foi onde o marido de Carol viveu grande parte da adolescência, tornando-o muito especial: “Principalmente neste atual momento de nossas vidas, criando o nosso filho no mesmo espaço em que o meu marido viveu. Apesar da reforma, no apartamento ainda se mantém viva a lembrança de muitos momentos. É um local cheio de histórias, e a energia do espaço é familiar. Isso faz toda a diferença no aconchego que oferece”, fala a artista.
Com generosos 220 m², o apartamento ganhou sensação de amplitude com a troca do antigo piso de madeira escura por um mais claro. “O ponto principal do projeto era clarear os ambientes, conferindo leveza. Havia piso e alguns móveis planejados de cores escuras, então todo o foco foi iluminar mais os cômodos e deixar no nosso estilo, dando início a essa nova etapa da nossa vida”, comenta Carol.
Além do piso, o projeto contemplou a pintura geral dos cômodos e uma nova iluminação. “Aproveitamos algumas marcenarias existentes e também criamos novas. Os móveis soltos foram todos alterados, dando uma repaginada para os ambientes e criando espaços bem acolhedores, que trouxessem paz”, destaca a arquiteta.
A decoração simples e atemporal trouxe uma base de cores claras e neutras, além de um mix de texturas para conferir movimento à composição. “As texturas servem como aliadas a fim de criar uma relação entre o espaço, as luzes, sombras e sensações, despertando a vontade de estar. Evitamos os exageros nos ambientes. Desta forma, o visual fica mais agradável, criando uma atmosfera convidativa”, explica a arquiteta.
O mobiliário imprime uma mistura de formas retas, como a grande mesa de jantar feita sob medida para receber amigos e familiares, com peças de design mais arredondado, criando um conjunto harmonioso. “Os materiais foram bem variados, como metal, vidro, linho e fibras naturais. Exploramos bastante a diversidade”, comenta Livia.
A suíte máster, a pedido de Carol, ganhou um estilo minimalista, pensado para ser um canto de tranquilidade. Todas as paredes do espaço receberam uma delicada textura de microcimento, trazendo uniformidade e leveza.