Reforma amplia suíte do casal e cria lavabo em apê clean de 150 m²
Maurício Rebello, do escritório MRG Arquitetura, criou espaços amplos, integrados e fartos em luz natural, valorizando a bela vista das montanhas.
Um casal – ele, holandês; ela, brasileira – que mora no Brasil, comprou este apartamento de 150 m² no Rio de Janeiro e pediram ao arquiteto Maurício Rebello, do escritório MRG Arquitetura, um projeto de reforma.
“Os clientes pediram para integrar a cozinha com a área social de tal forma que a vista da lagoa estivesse no campo de visão de quem cozinha. Afinal, a fachada de vidro do prédio forma janelas imensas em toda a extensão das salas”, conta ele. “Além disso, pediram para criar um lavabo que não existia no imóvel e deixar o hall de entrada de serviço com ar sofisticado, pois seria a entrada do apartamento mais usada por eles no dia a dia”, acrescenta.
Com a reforma, não só a cozinha foi aberta para a sala, como também um quarto de hóspedes foi reduzido para ampliar a suíte do casal. Já o banheiro social foi dividido em dois para dar origem ao lavabo solicitado pelos clientes e um banheiro menor, que atende os dois quartos de hóspedes.
Segundo o arquiteto, o objetivo geral do projeto foi criar espaços amplos, integrados e fartos em luz natural, e manter o protagonismo da vista da lagoa e das montanhas. Para isso, além de demolir algumas paredes, ele também arredondou uma quina de parede da sala. “Como havia grandes elementos estruturais na planta, removemos a argamassa de emboço dos pilares para contrapor o concreto bruto aparente aos painéis de madeira Tauari”, informa.
Na decoração, de estilo contemporâneo clean, com exceção das cadeiras de jantar (que foram reestofadas) e a estante de madeira da sala de tv, todas as peças são novas, adquiridas de acordo com as especificações do projeto. “Usamos um sofá grande na sala, com formato em L e encosto baixo, para não comprometer a integração dos espaços nem interferir na vista da lagoa. Para deixar a vista da cozinha livre, na sala de jantar, usamos duas luminárias pendentes Ufo, da Lumini, com cúpulas ultrafinas”, exemplifica Maurício.
Com a intenção de criar identidade visual em todo apartamento e aumentar a sensação de amplitude dos espaços, o arquiteto adotou uma base neutra e clara, em tons de cinza, branco e madeira Tauari, com destaque para os pilares em concreto bruto aparente e o piso em porcelanato cinza, de grande formato (da Portobello Shop). Já as marcenarias e as madeiras claras dos mobiliários contribuíram para deixar os espaços mais acolhedores, enquanto as cortinas brancas e os tecidos off white usados nos estofamentos e nos tapetes tornaram a luz natural ainda mais potente em todo o apartamento.