Quadra de tênis pautou esta casa de veraneio
A construção de 737 m² distribuída em três patamares conquistou ambientes de lazer agradáveis
Por Por Danilo Costa e Deborah Apsan Fotos: Carlos Piratininga
access_time
19 Jan 2017, 15h36 - Publicado em 14 Jan 2010, 17h36
Puro relax: com vasta experiência na concepção de casas de veraneio, os arquitetos paulistas Henrique Reinach e Mauricio Mendonça tinham uma encomenda diferente nas mãos. A pedido dos donos, cujo filho caçula é apaixonado por tênis, este projeto começou pela implantação da quadra oficial na área plana do lote. A construção de 737 m², distribuída em três patamares, venceu o trecho com declive de 6 m e conquistou ambientes de lazer agradáveis. Além de home theater, piscina e espelho-d’água, há lugar de sobra para hospedar os amigos.
-
1.
zoom_out_map
1/12 (Divulgação)
As linhas retas da fachada da frente são quebradas pelo volume dos telhados. Revestida de tijolos aparentes, a parede contígua ao quiosque resguarda a área da piscina. Essa tarefa também é cumprida pelo paisagismo.
-
2.
zoom_out_map
2/12 (Divulgação)
Contíguo à casa, este bloco reúne escritório, no térreo, e home theater, no andar de cima, junto do living.
-
3.
zoom_out_map
3/12 (Divulgação)
O aconchego trazido pela madeira, que compõe também os pisos e os forros dos dois ambientes, contrasta com a parede revestida de pedras moledo.
-
4.
zoom_out_map
4/12 (Divulgação)
Amplos painéis de vidro abrem os espaços para a paisagem, mas há brises de freijó (Scheid) para controlar a entrada de luz e garantir o conforto térmico. Deixamos uma faixa de vidro livre para que as pessoas sentadas no chão também possam ver a natureza, fala Mauricio.
-
5.
zoom_out_map
5/12 (Divulgação)
Nesse canto, perfeito para relaxar, o deck é de garapeira, e o piso, de fulgê da Granitorre (mesmo fornecedor do piso da sala). Plantas como jasmim-manga, araruta-da-flórida e papiro-do-egito asseguram a privacidade do lugar.
-
6.
zoom_out_map
6/12 (Divulgação)
Na sala, o piso de granilite intensifica a claridade do local. Por onde quer que se olhe, é possível avistar os espaços externos. Um dos ângulos é favorecido pela abertura generosa que leva ao home theater.
-
7.
zoom_out_map
7/12 (Divulgação)
O outro ângulo revela a integração com a área do espelho-dágua graças às portas de correr de freijó (Scheid).
-
8.
zoom_out_map
8/12 (Divulgação)
Sempre ladeadas por varandas, as suítes ficam voltadas para as áreas de lazer. Todos os ambientes são muito claros e ventilados, quase não ligamos o ar-condicionado, conta a proprietária.
-
9.
zoom_out_map
9/12 (Divulgação)
Acomodada na área plana do lote, a quadra de tênis pode ser vista da piscina e da churrasqueira. Esses espaços, as varandas, as alas sociais e as de serviço ficam no primeiro piso. Construídas no andar superior, as cinco suítes ganham privacidade. Já o térreo, onde está a entrada, concentra garagem e escritório.
-
10.
zoom_out_map
10/12 (Divulgação)
Para garantir luz adequada aos jogos, a quadra foi implantada no eixo norte/sul. Essa posição evita que o jogador seja ofuscado pelo Sol nascente ou poente nos momentos de saque e voleio junto à rede, diz Henrique. Construída pela SF Quadras Esportivas numa área de 18 x 36 m, ela tem medidas oficiais e usa piso asfáltico com amortecimento. Há três camadas de resina especial com pó de borracha, que garante maior conforto, pois protege as articulações das pernas, fala Sergio Susskind, da SF. Iluminação com postes da Fix Fer.
-
11.
zoom_out_map
11/12 (Divulgação)
Térreo: 215 m²
-
12.
zoom_out_map
12/12 (Divulgação)
Inferior: 319 m² e superior: 203 m²